Acesse o conteúdo

Audiologia: saiba mais sobre essa área da Fonoaudiologia!

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Audiologia: saiba mais sobre essa área da Fonoaudiologia!

Audiologia é uma especialidade da Fonoaudiologia voltada aos distúrbios de comunicação oriundos do sistema auditivo. Essa área estuda e trata problemas relacionados à captação, percepção e interpretação de sons advindos de diversas origens.

O especialista é responsável pelo diagnóstico e tratamento de tais disfunções, além de poder atuar com pesquisa e desenvolvimento. No entanto, os campos de trabalho mais comuns e relevantes desse profissão são a Audiologia Clínica e a Ocupacional.

Esses são ramos em crescimento no mercado de trabalho. Fatores como o uso inadequado de fones de ouvidos pelos jovens e o envelhecimento da população são responsáveis pelo aumento da demanda e o avanço da área. Portanto, vale a pena conhecer essa opção de pós-graduação. Confira!

O que é Audiologia e o faz o especialista na área?

A audição envolve um complexo conjunto de estruturas que começa na orelha, passa pelo ouvido interno até atingir o nervo auditivo e o cérebro. Ouvir e escutar demandam processos mecânicos, químicos e neurofisiológicos complexos que nos permitem a comunicação. E é nesses processos que a Audiologia atua.

O especialista em audiologia, portanto, intervém identificando distúrbios estruturais ou processuais que podem afetar a audição. Além disso, o profissional de audiologia realiza tratamentos para recuperar ou compensar perdas auditivas por meio de procedimentos médicos, cirúrgicos ou uso de aparelhos auditivos.

Um recurso mais atual são os exercícios para treinar as habilidades auditivas. Eles previnem déficits futuros, melhoram a capacidade de entendimento e podem complementar técnicas de reabilitação. Sua vantagem é a ampla aplicabilidade aos mais diversos tipos de distúrbios auditivos.

Qual é a diferença entre Audiologia Clínica e Ocupacional?

De modo geral, qualquer especialidade pode ser aplicada em mais de um contexto profissional. E é nisto que reside a diferença entre a Audiologia Clínica e a Audiologia Ocupacional, ou seja, a ênfase de atuação do especialista.

Audiologia Clínica, como o nome sugere, abrange a intervenção em clínicas de Fonoaudiologia e atende pacientes em um contexto bastante abrangente. Inclui pessoas de todas as idades, do nascimento à velhice, e patologias, tanto congênitas quanto adquiridas.

Já a Audiologia Ocupacional enfatiza a prática no contexto trabalhista. Nesse ramo, o especialista é demandado para realizar testes audiométricos admissionais, periciais e ocupacionais. Portanto, avalia a audição de candidatos em processos seletivos e possíveis déficits oriundos de atividades laborais.

Como anda o mercado de trabalho para esse especialista?

Não é de hoje que o envelhecimento da população brasileira chama a atenção de profissionais da saúde. Esse fenômeno impacta positivamente o mercado de trabalho para o especialista em Audiologia, cuja demanda aumenta constantemente.

Por outro lado, a demanda pelo profissional cresce por conta de crianças e adolescentes também. É, inclusive, uma preocupação do Conselho Federal de Fonoaudiologia o aumento do número de jovens que estão perdendo a audição. Na maioria dos casos, devido ao uso inadequado de fones de ouvido.

A demanda constante no ramo ocupacional e a possibilidade de atuar com pesquisa são outras oportunidades disponíveis para o especialista. O desenvolvimento de próteses auditivas mais acuradas permite, ainda, atuar em equipes multidisciplinares e ascender na carreira acadêmica.

Audiologia é uma área clássica da Fonoaudiologia que tem ganhado destaque no mercado de trabalho e no ramo acadêmico. Por que não apostar nessa especialização?

Conheça a pós-graduação em Audiologia Clínica e Ocupacional da Universidade Tuiuti!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *