Área de informática: como está o mercado para o profissional?

Área de informática: como está o mercado para o profissional?

Se você pensa em ser um profissional de informática, certamente está se perguntando como está o mercado de TI atualmente, afinal, antes de investir em um curso de nível superior, é importante saber quais são as perspectivas para a profissão escolhida, não é mesmo?

Além disso, ao entender como está a procura por profissionais de informática no mercado de trabalho e quais são as tendências na área, é possível descobrir se é realmente esse o caminho certo para alcançar o sucesso profissional almejado.

Por isso, continue a leitura e descubra tudo o que você precisa saber sobre a área de informática e as tendências do mercado para os profissionais desse setor. Confira agora!

A importância do profissional de informática no mercado de trabalho

Atualmente, se uma empresa deseja se manter competitiva no mercado, é imprescindível investir na transformação digital. Um exemplo disso é o crescimento de 48,3% do comércio digital brasileiro entre os meses de março e abril de 2020.

Portanto, para acompanhar as novas tendências e se manter competitiva no mercado, uma empresa precisa contratar profissionais da área de informática para desenvolver uma estrutura de TI eficiente.

A alta valorização e importância desse profissional no mercado acontece devido à relevância do conjunto de atividades desempenhadas por ele. Alguns exemplos das funções de quem atua na área são:

• criar, manter e otimizar sistemas de informação;
  • digitalizar processos rotineiros;
  • adotar soluções em nuvem para acesso aos dados;
  • otimizar a segurança da informação;
  • modernizar os canais de atendimento ao cliente.

Logo, profissionais com formação de nível superior na área de TI são essenciais para o funcionamento e o sucesso de uma empresa. Ou seja, a importância desse profissional no mercado de trabalho é altíssima.

Como está a procura por profissionais de informática

É fato que a era digital está cada vez mais forte e, devido à pandemia causada pela Covid-19, o uso de recursos virtuais e tecnológicos se intensificou, assim como a necessidade de um profissional de informática aumentou bastante.

As empresas necessitam cada vez mais de profissionais qualificados para manusear as informações em rede, lidar com o processamento de dados, criar e monitorar softwares, entre outras funções que só quem adquiriu conhecimento técnico por meio de cursos de graduação na área é capaz de desempenhar.

Portanto, o mercado de TI é amplo e está em constante crescimento. Afinal, os profissionais da área de informática são capazes de facilitar processos, aumentar a produtividade e reduzir custos, além de trazer diversos outros benefícios para qualquer organização.

A prova disso é o levantamento “Profissões Emergentes”, divulgado pelo LinkedIn em 2020, que aponta que as profissões da área de informática devem predominar no mercado de trabalho. De acordo com a pesquisa, entre as 15 profissões emergentes no Brasil, 13 têm relação direta com TI ou internet.

A procura por profissionais desse setor é tão grande que, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), pode existir até mesmo um déficit de profissionais qualificados para atuar na área. Isso porque a demanda anual por novos talentos deve ser de 70 mil profissionais, porém apenas 46 mil pessoas se formam em cursos de graduação de informática por ano.

Sendo assim, é possível afirmar que a procura por profissionais de informática é alta e tende a aumentar ainda mais. Logo, os estudantes de uma graduação a distância nessa área contam com ótimas perspectivas de empregabilidade ao finalizarem o curso.