Análise e desenvolvimento de sistemas: é um curso de graduação?

Análise e desenvolvimento de sistemas: é um curso de graduação?

Se você é fascinado pela inovação, já pensou em fazer uma carreira como analista de sistemas? Em um mundo onde os recursos tecnológicos foram definitivamente incorporados ao cotidiano das pessoas, a adesão a sistemas informatizados tornou-se um diferencial competitivo.

As empresas estão de portas abertas para esse tecnólogo. Mas será que vale a pena seguir essa carreira? Descubra em nosso post!

Quais os benefícios de um curso tecnológico?

Um curso tecnológico, como o de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, é uma das modalidades em que se dividem as graduações no Brasil: além desta, existem também os bacharelados e as licenciaturas.

A principal característica dessa modalidade é a sua menor duração. O diploma de analista em desenvolvimento de sistemas, por exemplo, pode ser obtido após cinco semestres, ante os oito ou mesmo dez períodos que compõem outras graduações.

Outro chamariz dos cursos tecnológicos é a formação voltada para o mercado de trabalho. Em outras palavras, a grade curricular é cuidadosamente elaborada para suprir demandas específicas das empresas e torná-las ainda mais competitivas.

Onde esse profissional pode atuar?

O tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é capaz de intervir em todas as fases do processo de concepção de um software: das etapas anteriores ao seu lançamento – análise, modelagem, projeto, programação e testes – até chegar à implantação e gerência de projetos.

A crescente demanda, vide por exemplo, a popularização de aplicativos para celular, justifica o paradoxo vivido pelo setor de Tecnologia de Informação (TI) ao redor do mundo: esta é uma área carente de profissionais especializados.

Ainda sobre empregabilidade, vale lembrar que o profissional encontra as portas abertas em empresas de todos os portes e segmentos, tendo em vista que os sistemas informatizados tornaram-se indispensáveis para qualquer empresa.

Todavia, é importante ressaltar a contribuição das chamadas fábricas de softwares para o aquecimento do mercado. Os alunos são atraídos pela possibilidade de desenvolver games e jogos eletrônicos.