A importância da Enfermagem em Urgência e Emergência

A importância da Enfermagem em Urgência e Emergência

especialização de Enfermagem capacita o aluno para atuar de modo humanizado e ético durante os cuidados com os pacientes e promoção da saúde coletiva e individual. Nos primeiros anos de formação, o estudante aprende conteúdos teóricos, como Anatomia, Imunologia e Fisiologia. As aulas práticas em laboratórios e o atendimento real de pacientes se iniciam nos semestres finais.

Durante sua formação, o profissional adquire conhecimentos sobre saúde, primeiros socorros, tratamentos de doenças e a atuação da enfermagem em urgência e emergência. Por falar nisso, o artigo de hoje abordará a importância do enfermeiro para o setor de urgência hospitalar, bem como as competências necessárias para atuar nesse setor. Continue acompanhando este post e confira a seguir!

Acolhimento e classificação de risco

Uma das primeiras funções do enfermeiro na ala de urgência e emergência hospitalar é acolher o paciente e sua família durante a chegada ao setor emergencial, realizando os procedimentos necessários ao nível de risco que o indivíduo se encontra. Nesse estágio, o profissional deve saber avaliar o paciente de forma primária, identificar o seu quadro de saúde e prestar o atendimento adequado o quanto antes.

Suporte básico e avançado de vida

Os procedimentos SBV e SAV são essenciais para os eventos de urgência, que exigem atenção imediata por parte da equipe técnica do enfermeiro, como paradas cardiorrespiratórias, por exemplo. O SBV consiste em uma sequência de manobras não invasivas em pacientes com risco de morte. Já o SAV requer procedimentos invasivos e de suporte circulatório e ventilatório.

Atendimento à vítima de trauma

Acidentes automobilísticos e a violência urbana são os maiores causadores de vítimas de trauma. Sendo assim, o enfermeiro e a sua equipe precisam estar capacitados para receber pacientes nessas condições e agir conforme os direcionamentos de Atendimento Pré-Hospitalar e Hospitalar ao Trauma. Esse é outro fator que destaca a importância e o papel da Enfermagem em Urgência e Emergência hospitalar.

Assistência ao IAM e ao AVE

O Infarto Agudo do Miocárdio e o Acidente Vascular Encefálico representam uma das maiores causas de mortalidade no mundo. Portanto, é essencial que o enfermeiro alocado na ala de urgência emergência saiba identificar rapidamente os sintomas dessas condições e realizar o atendimento indicado para cada caso o mais rápido possível, a fim de evitar complicações.

Assistência às emergências obstétricas

Outro conhecimento fundamental para os enfermeiros de emergência hospitalar é saber identificar precocemente a pré-eclâmpsia e eclâmpsia, além de hemorragias uterinas e gestacionais. Essa é uma demanda constante nos serviços de urgência na maioria das instituições de saúde.

Em suma, a importância da enfermagem em urgência e emergência está ligada à habilidade e capacidade do enfermeiro em identificar o quadro do paciente recém-chegado e realizar os devidos procedimentos. Portanto, é indispensável que o profissional se especialize adequadamente na área para desenvolver tais habilidades corretamente, por meio de graduações, pós-graduações como Enfermagem em Terapia Intensiva – UTI, ou cursos técnicos.

Agora que você já sabe qual a importância da enfermagem em urgência, entenda como funciona o curso de Enfermagem em Urgência e Emergência e aproveite a chance de alavancar sua carreira!