Acesse o conteúdo

9 dicas para juntar dinheiro para pagar a faculdade

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

9 dicas para juntar dinheiro para pagar a faculdade

Além da organização com os estudos e os horários, uma das preocupações de todo vestibulando é como juntar dinheiro para pagar a faculdade.

Nem sempre temos ajuda dos pais ou acesso a um financiamento estudantil, o que requer uma estratégia diferenciada de atuação: vislumbrar no mercado oportunidades que nem todo mundo consegue ver.

Para ajudar na sua trajetória acadêmica, selecionamos 9 dicas para juntar dinheiro para pagar a faculdade. Confira:

1. Elimine o supérfluo

Planejamento financeiro é uma das melhores formas de economizar para pagar a faculdade. Ganhe você uma mesada, bolsa, remuneração por estágio ou mesmo o salário do atual emprego, priorizar os gastos é essencial para que você consiga colocar o pagamento da faculdade no seu orçamento.

2. Seja um freelancer

Freelancer é um profissional que atua pontualmente em alguns projetos. Você pode trabalhar para pessoas físicas ou empresas, usando suas habilidades em determinada atividade.

Faça o download do ebook para entender como funciona o Financiamento Estudantil!

Se você escreve bem, pode se tornar um redator; se é hábil no conserto de computadores, pode prestar serviços nessa área; se sabe tudo sobre Normas ABNT, pode formatar trabalhos acadêmicos; se tem domínio de um idioma, pode atuar como tradutor; e assim por diante.

3. Seja um Dog Walker

Se você gosta de cachorros, uma das melhores opções hoje é procurar quem não tem tempo para levar seus pets para passear. Você acabará se divertindo com os cãezinhos, fará exercício físico e ainda levantará um dinheiro no processo.

4. Dê aulas particulares

Você também pode compartilhar seus conhecimentos e habilidades com outras pessoas, dando aulas particulares. Idiomas, reforço de matemática ou português, instrumentos musicais, artesanato e até informática. Muitos estudantes aproveitam a facilidade com novas tecnologias para ensinar a pessoas mais velhas, uma fonte de renda e também um trabalho social.

5. Faça revisões textuais

Um bom método de ganhar dinheiro se você é bom em português, é procurar pessoas que estão fazendo trabalho na graduação ou na pós-graduação e revisar seus textos, procurando os erros ortográficos, gramaticais de coesão e coerência.

6. Busque um estágio remunerado

Além das opções acima, uma das atividades mais frequentes que os graduandos com dificuldades financeiras realizam é procurar um estágio remunerado. A carga horária costuma ser reduzida e você pode conciliar melhor estudo e trabalho, garantindo seus rendimentos ao final do mês.

Veja também

7. Venda artesanato

Muitas pessoas têm habilidades manuais e produzem produtos que podem ser vendidos, como camisetas com serigrafia, peças de crochê e tricô, bijuterias, artigos em madeira, entre outros. Basta que você use sua criatividade para criar um produto único e que encante seus clientes.

8. Monte um e-commerce

Atualmente, é bastante fácil criar uma loja virtual e começar a vender produtos diversos para os internautas. Você pode adquirir produtos prontos de alguns fornecedores e revendê-los ou então produzir suas próprias mercadorias. Só não esqueça de divulgar seus serviços!

9. Venda doces ou salgados

O setor alimentício é um dos poucos que sempre tem oportunidades para todos, afinal, todo mundo precisa comer. Você pode fazer bombons, brigadeiros, alfajores, pastéis, coxinhas, risoles, entre outros quitutes e vender para sua vizinhança e até para os colegas de classe.

Conheça também alguns dos diferenciais e facilidades de pagamento que você encontra na UTP:

Conheça os nossos cursos

Você tem mais alguma dica de como juntar dinheiro para pagar a faculdade? Deixe seu comentário!

Nova call-to-action

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *