Acesse o conteúdo

5 técnicas para construir um planejamento de vendas

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

5 técnicas para construir um planejamento de vendas

Aumentar as chances de lucro com o crescimento das vendas é o objetivo primordial de, praticamente, todas as empresas ativas no mercado. Para conseguir esse feito, é essencial saber criar um planejamento de vendas eficaz. Contudo, a teoria se apresenta muito mais fácil do que a prática, sobretudo em uma realidade de instabilidade econômica.

Sendo assim, foi pensando em lhe ajudar a criar um bom plano de vendas que elaboramos este conteúdo. Continue acompanhando e confira as dicas que preparamos a seguir!

1. Conheça seu público

Antes de tudo, é indispensável estudar o comportamento dos consumidores, entender suas necessidades, o que ele espera, o que precisa, qual tipo de comunicação funciona melhor com eles e quais são as melhores formas de abordagem. A informação principal é descobrir por qual canal seus clientes costumam comprar. Um público jovem se sente mais confortável com interações nas redes sociais, por exemplo.

2. Defina os objetivos

Todo plano de vendas precisa conter metas com descrições detalhadas, ou seja, definições de qual é o objetivo central e quais são os meios para atingi-lo, como aumentar as vendas em X até Y período do ano, utilizando estratégias Z. Essas informações devem ser organizadas em um cronograma, que deve ser compartilhado com toda a equipe e passar por monitoramento constante.

3. Mensure os resultados

Outra etapa fundamental de um bom planejamento de vendas é acompanhar os resultados para garantir que as decisões tomadas foram as corretas. Caso contrário, é essencial adaptar a estratégia para que a meta seja alcançada sem gerar prejuízos. Então, analise cada etapa do plano e certifique-se de que o investimento inicial foi coberto ou não. Nem sempre a melhor tática traz os melhores resultados.

4. Invista em seus clientes

Mais uma forma de aumentar as vendas e garantir o sucesso do planejamento é apostando em seus clientes atuais. Direcionar consumidores que já conhecem o seu produto a comprar mais é menos complicado do que conquistar a confiança de novos consumidores. Nesse contexto, o que vale é descobrir formas diferentes de satisfazê-los, como aumentar a cartela de benefícios, caso aceitem comprar serviços mais caros.

5. Consulte especialistas 

Para garantir que tudo correrá bem com o planejamento, vale consultar uma equipe de vendas especializada. Isso porque esses profissionais possuem mais conhecimento prático sobre o assunto e poderão orientar sua estratégia a se encaixar em moldes mais realistas. Por exemplo: de nada adianta traçar uma meta superalta, com fechamentos mensais, sendo que a execução desse plano é impraticável. 

Essas foram algumas dicas de como elaborar um planejamento de vendas eficiente. Caso você não tenha o orçamento para contar com os serviços de uma equipe especializada para acompanhar sua estratégia, vale a pena investir em um curso capacitante, como o MBA em Gestão de Vendas e Marketing Promocional, oferecido pela Universidade Tuiuti do Paraná. Desse modo, você terá noções maiores sobre como elaborar um planejamento eficiente e praticável, que traga resultados positivos sem imprevistos.

Gostou das nossas dicas? Descubra agora o que faz um gestor de Vendas e Marketing Promocional!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *