Acesse o conteúdo

5 questoes importantes em uma faculdade de Geografia

Universidade Tuiuti

5 questoes importantes em uma faculdade de Geografia

Cursar uma faculdade de Geografia significa dedicar-se ao estudo da Terra, da relação do homem com o meio ambiente e da ocupação desses espaços. Essa é uma ciência que dialoga com outras áreas do conhecimento para poder exercer seu papel. Traz, por exemplo, informações de Biologia, História, Física, Matemática e Ecologia. Mas não se assuste!

Para se formar como geógrafo, assim como em qualquer graduação, existem algumas peculiaridades. Por isso, este post traz 5 questões importantes do curso de Geografia que você não pode deixar de saber antes de ingressar na faculdade. Vamos conhecer quais são elas?

1.É ciência

Geografia é uma ciência que permite ao homem uma melhor compreensão do espaço que ocupa. Surgiu na Grécia Antiga, quando as pessoas iniciaram registros do que encontravam no caminho: paisagens, recursos naturais e aspectos culturais.

Entre suas funções estão a elaboração e interpretação de mapas; a verificação de mudanças na vegetação do planeta; e o estudo de fenômenos climáticos.

Veja também:

INSCREVA-SE NO VESTIBULAR DA TUIUTI!

2. Demanda um olhar abrangente

Para um geógrafo conseguir fazer a ponte entre os aspectos físicos, biológicos e humanos e o planeta Terra, é preciso investigar outras fontes de conhecimento. Por isso, cursar uma faculdade de Geografia significa também aprender conceitos de Biologia, Física, Matemática e disciplinas afins.

Afinal, um geógrafo deve ter um olhar abrangente quando o assunto é o ser humano e sua relação com o espaço. E ter ciência dessas questões multidisciplinares é um passo para desenvolver as habilidades esperadas de um egresso da faculdade de Geografia.

3. Tem disciplinas interessantes

Como dissemos acima, a faculdade de Geografia traz conhecimentos de diversas áreas. E, ao se deparar com a grade curricular do curso, o estudante pode até ficar surpreso. Veja só: o bacharelado contempla disciplinas que vão desde Sociologia a Geografia Política.

E não para por aí! Durante o curso, o estudante também é convidado a aprender noções de estatística — importantes para a pesquisa populacional, por exemplo — e Hidrologia, que é o estudo das águas — fundamental para o conhecimento de bacias hidrográficas.

Ebook: Trabalhar e estudar não é um bicho de sete cabeças!

4. É essencial para entender o mundo

Quais aspectos políticos, econômicos e culturais influenciam na organização de determinado espaço? Quais são os impactos ambientais causados pela ação do homem? Quais são as características da vegetação de determinada região e sua relação com o clima?

Essas são algumas das inúmeras questões que podem ser respondidas por geógrafos. E a Geografia é essa área do conhecimento responsável por fazer as pessoas compreenderem melhor o mundo onde vivem e a relação do homem com os espaços — naturais ou urbanos.

5. Forma profissionais de ensino e de campo

Quando formado, o estudante de licenciatura em Geografia está apto para ensinar em escolas de ensino fundamental e médio. Já os alunos de bacharelado em Geografia podem atuar como consultores e pesquisadores da área.

Para emitir pareceres e laudos técnicos, por exemplo, o egresso da faculdade de Geografia precisa ainda ter registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia. Esse profissional ainda pode atuar em indústrias, na cartografia digital, no planejamento agrícola e urbano.

Agora que você já conhece as principais questões relacionadas a uma faculdade de Geografia, por que não investir na carreira? Acesse agora o site da Universidade Tuiuti e conheça nossa grade curricular do curso!