5 atitudes que levam você ao fracasso profissional

5 atitudes que levam você ao fracasso profissional

Para construir uma carreira de sucesso, você precisa reunir uma série de competências. Além da especialização técnica, as habilidades comportamentais podem contribuir para a sua ascensão ou derrocada no ambiente de trabalho.

Em outras palavras, de nada adianta você colecionar títulos, honrarias e certificados se você tem uma conduta inapropriada. Por mais talento que você tenha, nenhum vínculo tende a resistir a uma pessoa temperamental.

Nesse post, nós listamos algumas atitudes que levam você ao fracasso profissional. Não se esqueça que, em um mercado extremamente concorrido, centenas de candidatos estão de olho na sua vaga.

1.  Não assumir os próprios erros

Por mais cuidadoso que você seja, ninguém está livre de cometer erros. Mas, uma vez que você tenha falhado, não se isente de sua responsabilidade. Esta é um indicador de que você tem maturidade para lidar com situações adversas. Todavia, são muitos os profissionais que preferem transferir essa culpa para outras pessoas: se errar é humano, a tentativa de ocultá-lo pode não ter desculpa.

2. Não reconhecer suas próprias limitações

Também está fadado ao fracasso profissional o indivíduo que é incapaz de reconhecer as próprias limitações. Você não conseguirá ser brilhante o tempo todo, e aceitar esta verdade é um sinal de sabedoria.

Ao admitir que há aspectos nos quais é preciso se aperfeiçoar, conviver com pessoas que tenham mais domínio sobre estes temas pode ser uma boa ideia. Se o excesso de confiança incomoda, o mesmo pode-se afirmar sobre quem se vitimiza demais.

3. Não ser capaz de trabalhar em equipe

Qualquer que seja a sua profissão, é bastante provável que, em algum momento, você seja integrado a uma equipe. Isso significa que o êxito do negócio dependerá do esforço e cooperação mútuos de todos os seus integrantes.

Mas há aquelas pessoas extremamente individualistas e competitivas que gostam de monopolizar as atenções. A obsessão por demonstrar, o tempo todo, que é melhor do que todos os outros, pode surtir efeito contrário ao desejado.