Acesse o conteúdo

05 dicas de como se preparar para uma pós graduação

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

05 dicas de como se preparar para uma pós graduação

Muitos pensam em iniciar uma pós-graduação logo depois de terminar a faculdade, afinal, sabemos que uma especialização aprofunda os conhecimentos adquiridos na universidade e eleva as chances de conseguir melhores oportunidades no mercado.

Mas, para aproveitar todos os benefícios que essa formação extra proporciona, é importante saber escolher bem a área e o curso.

Pensando nisso, preparei algumas dicas que, certamente, ajudarão você a iniciar essa nova fase com segurança.

1. Determine a sua área de interesse

Antes de tudo, defina a área na qual pretende se especializar. Com um campo de interesse claro, fica muito mais fácil pesquisar por cursos que atendam suas necessidades profissionais e também sejam de seu agrado. Busque ler artigos, pesquisas e outros conteúdos dentro do seu campo de estudo. Essas medidas facilitarão demais a sua decisão!

2. Decida entre lato sensu e stricto sensu

Depois de determinar o campo de especialização, você deve decidir se fará um curso stricto sensu ou lato sensu. Saber as diferenças entre essas duas categorias é fundamental para fazer a escolha certa! 

Os cursos lato sensu envolvem as pós-graduações e os MBAs (Master in Business in Administration), que focam o estudo em alguma área específica. Já os stricto sensu, nada mais são do que os mestrados e doutorados, cursos que possuem um direcionamento mais acadêmico e científico, exigindo um nível de estudo e aprofundamento bem maior. 

Escolher entre uma dessas modalidades dependerá única e exclusivamente dos seus objetivos profissionais. Então, se você pretende construir uma carreira no campo da pesquisa ou se tornar um professor do ensino superior, a melhor opção é o stricto sensu. Caso contrário, uma pós lato sensu é a mais indicada.

Veja Também:

3. Escolha um tema de pesquisa

Caso você tenha decidido pela pós-graduação stricto sensu, saiba que precisará desenvolver uma pesquisa no decorrer do curso. Por isso, é essencial pensar em um tema com antecedência, de preferência antes do início das aulas. Muitas instituições solicitam essa informação para direcionar o professor adequado que será seu orientador ao longo do curso. Então, quanto antes você definir um tema, melhor.

4. Prepare-se para os processos seletivos

Mesmo na ausência de bolsas de estudo ou programas de desconto, as universidades realizam processos seletivos, aplicam provas e analisam os currículos de todos os candidatos antes de aceitá-los como alunos. Esses detalhes sempre aparecem de forma explícita nos editais de seleção, juntamente com a bibliografia e o conteúdo a ser estudado para possíveis exames. Portanto, leia tudo com o máximo de atenção e se prepare para participar dos processos!

5. Invista em uma língua estrangeira

Boa parte dos conteúdos voltados para as especializações são publicados em língua estrangeira e demoram bastante para serem traduzidos para o português, sobretudo artigos científicos de mestrado e doutorado. Por isso, indico estudar alguma dessas línguas; isso te ajudará bastante a acompanhar os avanços da sua área de atuação. 

Uma dica: o inglês é o idioma que mais aparece nos campos da ciência. Já nas áreas de humanas, é importante ter noções de espanhol e francês. 

Independentemente da sua escolha, é essencial que você entenda a carga de estudo exigida nas especializações, mestrados e doutorados. Se estiver se preparando para uma pós-graduação no Paraná, por exemplo, elabore um plano de estudos semanal ou quinzenal para evitar o acúmulo de tarefas. O importante é que você consiga dar conta de tudo sem prejudicar a sua rotina.

Caso ainda esteja com dúvidas, veja como fazer a escolha certa e encontrar a melhor pós-graduação para o seu momento profissional!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *