APRESENTAÇÃO:

            A especialização em Nutrição Comportamental aplicada ao tratamento do Excesso de peso traz técnicas inovadoras ao atendimento nutricional, considerando os aspectos biopsicossociais envolvidos na alimentação dos indivíduos. Ao final da pós-graduação o Nutricionista estará capacitado a realizar um atendimento considerando a amplitude do ato de se alimentar.

            Todos os módulos têm como intenção a aplicação prática da teoria, sendo possível ao final de cada módulo a utilização das técnicas no ambiente de trabalho do nutricionista. Além disso, a pós graduação tem como alicerce o uso de metodologias ativas, tornando o ensino mais dinâmico e melhor aproveitado. Dentro deste objetivo, fará parte das disciplinas momentos de prática, com atendimento de clientes reais, onde será possível aplicar os conceitos teóricos obtidos em aula.

Além destes aspectos, a pós tem como diferencial a vasta experiência dos professores não apenas academicamente, mas na vivência de atendimento nutricional com uso de técnicas comportamentais.

OBJETIVO:

O curso em Nutrição Comportamental aplicada ao tratamento do Excesso de Peso da Universidade Tuiuti do Paraná tem como objetivo atualizar nutricionistas no manejo do sobrepeso, considerando aspectos culturais e biopsicossociais envolvidos na doença. No curso o nutricionista irá se atualizar de temas como:

- Métodos antropométricos, bioquímicos e de consumo alimentar para avaliar indivíduos com excesso de peso;

- Terapias comportamentais para direcionamento do atendimento nutricional;

- Prescrição dietética para indivíduos com excesso de peso: abrangendo desde diretrizes e guidelines atualizados, até técnicas dietéticas adequadas para este público;

- Doenças relacionadas ao excesso de peso, bem como tratamento dietoterápico para tais;

- Doenças que resultem em excesso de peso, bem como tratamentos dietoterápicos;

- Importância da equipe multidisciplinar nos cuidados com o indivíduo com excesso de peso;

- Experiência prática em atendimento nutricional supervisionada por profissionais especializados em Nutrição comportamental.

 

Competências ao final do curso

Ao final do curso o Nutricionista estará capacitado a realizar o atendimento nutricional utilizando de técnicas da Nutrição Comportamental, promovendo com isso maior adesão a dietoterapia.  

 

Formato do Trabalho de Conclusão do Curso

Monografia escrita no formato de artigo científico