Apresentação:

O setor produtivo da bovinocultura leiteira exige um alto grau de especialização dos profissionais em áreas específicas. No Estado do Paraná, onde o Curso está inserido, localizam-se importantes bacias leiteiras, reconhecidas em todo o país, com fazendas que exigem gerenciamento profissionalizado. Para atender a esta demanda foi criado o presente curso de pós-graduação, pensado e estruturado na formação específica da gestão.

Competências ao final do curso:

Os profissionais especialistas em Gestão Técnica e Econômica em Bovinocultura Leiteira dentro de seu âmbito profissional devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. O trabalho dos médicos veterinários, zootecnistas, agrônomos e administradores deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. O especialista em Gestão Técnica e Econômica em Bovinocultura Leiteira deve estar apto, no seu âmbito profissional, a desenvolver ações voltadas à forragicultura, nutrição, sanidade e melhoramento dos rebanhos.

Formato do Trabalho de Conclusão de Curso: 

Os alunos serão orientados a descrever e estudar uma fazenda de produção leiteira, dentre as fazendas visitadas durante o curso. Os professores do curso serão professores-orientadores. O trabalho será individual, e será apresentado nos seminários, sendo no Seminário I os resultados parciais e no Seminário II os resultados finais. O trabalho consistirá em estudo do status quo, medidas a serem propostas, análises referentes à produção, como nutrição, sanidade, reprodução, e aspectos sobre viabilidade econômica.