A Pós-Graduação lato sensu em Proteção e Defesa Civil atende os princípios preconizados pela legislação da PNPDEC com abordagem teórico-prática em todas as disciplinas, utilização de Equipamentos de Proteção Individual e Coletivo (EPI e EPC), formação de brigadistas e Simulados de Atendimento a Múltiplas Vítimas (AMUVI) em centro de treinamento especializado.

O curso visa subsidiar o processo de gestão da inovação no setor de proteção e defesa civil, em relação à operacionalização desse processo dentro das organizações municipais, estaduais e federais..  

OBJETIVO

Capacitar profissionais dos setores públicos ou privados para as ações necessárias no âmbito preventivo, de preparação, resposta e reconstrução norteadas pelo objetivo de redução dos desastres, em alinhamento com a lei 12608/12 da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil praticada no Brasil. A capacitação possui amplitude diferenciada com o estudo de planejamento contingencial, operacional, gerencial para desastres. Capacita na Avaliação de danos e prejuízos, no conhecimento da documentação e os trâmites para a assessoria aos chefes do poder executivo quanto à decretação de situação de emergência, estado de calamidade pública, bem como noções jurídicas para a percepção da real necessidade da utilização desses instrumentos e suas consequências. Estabelece procedimentos de atendimento com produtos perigosos, sistemas de comando de incidente (SCI) e formação de brigadista.

O curso preconiza a Construção de Cidades Resilientes, em atendimento a Estratégia Internacional para Redução de Desastres (EIRD) da ONU, tendo como subsídios os princípios do Marco de Sendai (2015-2030).

 

PÚBLICO-ALVO

Secretários Municipais, Diretores de operações de Proteção e Defesa Civil, Policiais Militares, Bombeiros Militares, Bombeiros Voluntários, Guardas Municipais, funcionários públicos de autarquias ou integrantes de Secretarias Municipais e Estaduais, funcionários públicos federais, profissionais da área ambiental, da saúde, de segurança do trabalho, entre outros.