Apresentação: 

O curso de Especialização em Audiologia Clínica e Ocupacional vem ao encontro dos fonoaudiólogos que buscam ampliar seu conhecimento na área da Audiologia, englobando a atuação clínica e ocupacional, tanto em âmbito público como privado. Para tanto, contempla em sua proposta, disciplinas com conteúdo sobre Políticas Públicas e atuação fonoaudiológica no Sistema Único de Saúde (SUS), que abrangem a saúde auditiva na atenção primária, secundária e terciária. Além disso, o curso conta com a presença de profissionais de renome, cuja expertise profissional na rede pública e privada oferecerá a reflexão necessária para o avanço na carreira de Fonoaudiólogo.

Competências ao final do curso:

O fonoaudiólogo, após conclusão do curso de especialização em Audiologia Clínica e Ocupacional deverá ser um profissional crítico-reflexivo, com amplo conhecimento para atuar na área da Audiologia, tanto em âmbito público como privado:

  • Na perspectiva da promoção, prevenção, avaliação e diagnóstico audiológico, em toda a sua extensão e complexidade, bem como da avaliação e diagnóstico do processamento auditivo central.
  • Na avaliação, diagnóstico e reabilitação vestibular, em toda a sua extensão e complexidade:
  • Em Programas de Saúde Auditiva para as diferentes faixas etárias;
  • Em Programas de Preservação Auditiva, intervindo junto a trabalhadores expostos à agentes ototóxicos;
  • No processo de seleção e adaptação de aparelhos de amplificação sonora individual, implante coclear e qualquer outro dispositivo para reabilitação auditiva.

Formato do Trabalho de Conclusão do Curso:

Como trabalho de conclusão de curso, o aluno deverá entregar ao término do curso um artigo científico elaborado individualmente, segundo as normas da UTP, referenciando a revista escolhida para sua publicação. O desenvolvimento do projeto de pesquisa será acompanhado pelo professor de Metodologia da Pesquisa, durante as aulas da referida disciplina. O tema e o conteúdo, bem como sua qualificação e formatação para a revista para a qual será enviado, será feita pelo professor orientador, na disciplina Elaboração e Apresentação de Trabalho de Conclusão de Curso, sendo que a avaliação do trabalho será realizada por uma banca examinadora, após apresentação oral.