Comitê Especial de Atendimento Financeiro | 19 de junho de 2020

O Comitê Especial de Atendimento Financeiro da Universidade Tuiuti do Paraná está em funcionamento por meio do chat, disponível no site da Universidade: https://www.tuiuti.edu.br/comunicados-tuiuti-covid19
Disponibilizado no início da Pandemia da COVID – 19, com o objetivo de auxiliar os acadêmicos com dificuldades financeiras, o Comitê é formado por consultores especializados que avaliarão as particularidades apresentadas e comprovadas de cada aluno.
Você quer conversar com o Comitê Especial de Atendimento Financeiro?

Então acesse o nosso chat exclusivo para este fim: https://www.tuiuti.edu.br/comunicados-tuiuti-covid19. Lembre-se, não é preciso comparecer presencialmente na Universidade.

O horário do atendimento via chat é das 9h às 12h e das 13h às 17h, de segunda a sexta-feira. 


Se possível, fique em casa!
Estamos remotos por vocês, fiquem remotos por nós!

Comunicado Covid - 19 | 10 de junho de 2020

Seguindo as orientações do Ministério da Educação (MEC), do Governo do Estado do Paraná, Secretaria Estadual de Saúde, Secretaria Municipal de Saúde e demais órgãos responsáveis, a Universidade Tuiuti do Paraná, informa a prorrogação das aulas de graduação no Regime Letivo Remoto utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) até 12 de julho de 2020. As atividades acadêmicas da Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) e da Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) também ocorrem em Regime Remoto. Reforçamos que o modelo pedagógico utilizado no AVA não se caracteriza como EaD.

Se possível, fiquem em casa!

Estamos remotos por vocês.

Comunicado Covid - 19 | 27 de maio de 2020

A Universidade Tuiuti do Paraná informa a prorrogação das aulas de graduação no Regime Letivo Remoto utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) até 14 de junho de 2020. A decisão segue a portaria Nº 473, de 12 de maio de 2020, emitida pelo Ministério da Educação (MEC), além das orientações do Conselho Universitário (CONSU), Ministério da Saúde e demais órgãos responsáveis. As atividades acadêmicas da Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) e da Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) também ocorrem em Regime Remoto. Reforçamos que o modelo pedagógico utilizado no AVA não se caracteriza como EaD.

A Universidade Tuiuti segue tratando os assuntos relacionados à Pandemia da Covid-19 com os órgãos responsáveis, sempre mantendo o compromisso com a educação superior, saúde e segurança dos nossos alunos e colaboradores.

 

Se possível, fiquem em casa!

Estamos remotos por vocês.

 

Ofício 004/2020 - 27 de maio de 2020

Em razão da implantação do Regime Letivo Remoto, amparadas pelas Portarias MEC 343 de 17/03/2020, 345 de 19/03/2020, 395 de 15/04/2020 e 473 de 12/05/2020, pela resolução CONSU 06/2020 e, observando a Instrução Normativa 05/2019 e a Resolução CONSEPE 01/2017:

  • Alteram-se as datas do calendário Acadêmico 2020/1, 2º BIMESTRE, apoiando-se na determinação institucional ofício nº. 003/2020, que alterou as avaliações do 1º. Bimestre 2020/1.

 

1 - AS AVALIAÇÕES DO 2º. BIMESTRE

  • Disciplinas mediadas a distância ocorrerão de: 04, 05 e 06/06/2020.
  • Disciplinas presenciais ocorrerão de: 15/06/2020 a 27/06/2020.
  • As avaliações manterão a possibilidade de dois instrumentos AV2 e ED2, os pesos avaliativos permanecerão AV2 = 5 e ED2 = 5, durante o período instaurado do Regime Letivo Remoto.

 

2 - AS AVALIAÇÕES DE 2ª. CHAMADA DE TODAS AS DISCIPLINAS OCORRERÃO DE 29/06 A 04/07/2020

  • As avaliações de 2ª Chamada compreenderão os instrumentos avaliados no ambiente virtual de aprendizagem, e deverão ser avaliadas pelo mesmo instrumento, ou similar.

 

3 - AS AVALIAÇÕES DE EXAME FINAL OCORRERÃO DE 06 A 11/07/2020.

  • Conforme instrução normativa o aluno poderá realizar exame-final se obtiver MÉDIA SEMESTRAL (MS) mínima de 4,0 e a MÉDIA FINAL (MF) para aprovação é 5,0.

 

4 – REPOSIÇÃO DE PRÁTICAS PROFISSIONAIS DE ESTÁGIOS E DE LABORATÓRIOS / MEDIAÇÃO / ADAPTAÇÃO DE ESTUDOS

No período de 13 de julho a 14 de agosto/2020, os docentes deverão organizar seus planos de trabalho para reposição das práticas profissionais de estágios e de laboratórios (Portaria MEC 345, de 19/03/2020), não mediadas durante o período letivo remoto, bem como, organizar os planos de adaptação e reposição de estudos aos alunos que justificarem os motivos do não acompanhamento às atividades ofertadas no período do Regime Letivo Remoto, no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), sob a organização, acompanhamento e supervisão das coordenações de cada curso.

O 2º. Semestre de 2020 iniciará em 17 de agosto de 2020 com término em 19 de dezembro de 2020.

O calendário acadêmico do segundo semestre será encaminhado posteriormente após ajustes e cumprimento da legislação vigente.

OBS.: Avaliação Interdisciplinar (AI) não será aplicada durante o 1º. semestre 2020.
As atividades de práticas profissionais de estágios e de laboratórios, bem como demais atividades inerentes aos cursos (TCC, apresentações de trabalhos, projetos, entre outros), serão tratadas pelas coordenações de cada curso.
Sendo o que tínhamos a informar, colocamo-nos à disposição para outros esclarecimentos.

Clique aqui para acessa o documento completo. 

 

Comunicado COVID - 19 | 13 de maio de 2020

A Universidade Tuiuti do Paraná informações sobre a execução de aulas de graduação no Regime Letivo Remoto usando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) até o dia 31 de maio de 2020. A decisão segue a portaria Nº 473, de 12 de maio de 2020, previsto pelo Ministério da Educação (MEC), além das orientações do Conselho Universitário (CONSU), Ministério da Saúde e demais órgãos administrados. As atividades acadêmicas do Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) e do Pós-Graduação Estrito Sensu (Mestrado e Doutorado) também ocorreram no Regime Remoto.

Lembramos que as práticas profissionais de estágio e laboratórios serão repetidas logo após a normalização das atividades presenciais. O modelo pedagógico usado no AVA não é como o EaD.

A Universidade Tuiuti segue o tratamento de assuntos relacionados ao Pandemia da Covid - 19 com os órgãos responsáveis, sempre mantendo ou comprometendo o ensino superior, a saúde e a segurança dos alunos e colaboradores.

Se possível, fiquem em casa!
Estamos remotos por vocês.

 

Comunicado Covid - 19 | 28 de abril de 2020

A Universidade Tuiuti do Paraná  informa sobre a prorrogação das aulas de graduação no Regime Letivo Remoto, utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), até o dia 17 de maio de 2020 . A decisão segue as orientações do Ministério da Educação (MEC), Conselho Universitário (CONSU), Ministério da Saúde e demais órgãos administrados. Ressaltamos que o modelo pedagógico utilizado no AVA não é como EaD e que as práticas profissionais de estágio e laboratórios serão repostas logo após a normalização das atividades presenciais.

Na Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado), como aulas também acontecem no Regime Letivo Remoto.

A Pandemia da COVID - 19 é, sem dúvida, um dos momentos mais delicados da história recente do Brasil. A Tuiuti vem se esforçando ao máximo para que os impactos sejam os menores possíveis. Tendo isso como uma das premissas, alguns esclarecimentos:

- MP 936: a Universidade Aplicada à MP (Medida Provisória) 936, sancionada pelo Governo Federal, em seu quadro de colaboradores administrativos e documentos. Essa ação foi necessária para equilibrar as contas da Universidade e, evitar o máximo, como demissões, vistas em abril, ocorrer um número significativo de evasões.
Essa ação foi necessária neste momento de calamidade pública vivida não somente aqui na Tuiuti, como em todo o Brasil. Lembramos que trata uma medida com efeitos temporários;

- Alternativas para facilitar o Pagamento : a Tuiuti CRIOU o Comitê Especial de Atendimento Financeiro. Ele é formado por consultores especializados que avaliarão como particularidades comprovadas e comprovadas de cada aluno e, juntos, encontrarão uma alternativa adequada para as partes como partes. Os interessados ​​podem entrar em contato através do chat, localizado no lado direito da tela do computador;


A direção da Universidade Tuiuti do Paraná, por meio da Reitoria e Pró-Reitorias, continua à disposição dos alunos. Juntos, vencer este momento crítico, não é uma questão de saúde e segurança de todos é o mais importante.

Continuamos remotos por vocês!

 

Comitê Especial de Atendimento Financeiro Tuiuti

O momento econômico em que o Brasil vive devido a Pandemia da COVID-19 é extremamente delicado e precisa de atenção de todos os brasileiros. Solidária com esse cenário, a Universidade Tuiuti do Paraná disponibiliza um comitê de atendimento financeiro especial para estudantes, que neste momento, necessitam de flexibilização nas mensalidades que compõem os respectivos contratos.

O Comitê é formado por consultores especializados que avaliarão as particularidades apresentadas e comprovadas de cada aluno, e por meio das possibilidades da Tuiuti, encontrarão a melhor alternativa para ambas as partes.

A Universidade Tuiuti acredita que, nesta fase, é a melhor forma de atendimento, já que uma decisão unânime pode não  beneficiar  a todos os alunos.

Para entrar em contato com a equipe, clique no chat que aparece ao lado direito da tela e inicie o atendimento com consultores, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h .

Estamos remotos por vocês, fiquem remotos por nós!

 

Comunicado COVID-19 | 8 de abril de 2020

A Universidade Tuiuti do Paraná informa sobre a prorrogação das aulas de graduação no Regime Letivo Remoto, utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), até 04 de maio de 2020 . Lembramos que o modelo pedagógico remoto, realizado no AVA, não se caracteriza como EaD. As aulas acontecem com os professores das respectivas disciplinas.


Aos nossos alunos, que possuem em sua grade horária as práticas profissionais de estágio e de laboratório, reforçamos a reposição das mesmas mediante o retorno das atividades presenciais. Essas atividades serão ajustadas, por suas respectivas coordenações, seguindo as particularidades de cada curso.


A Reitoria, as Pró-Reitorias e as coordenações de curso da Universidade Tuiuti do Paraná, seguindo as orientações do Conselho Universitário (CONSU) e Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE), tranquilizam os nossos alunos e reforçam o comprometimento de cumprir com as atividades acadêmicas programadas para o primeiro semestre (2020/1), assim como para o segundo semestre (2020/2), respeitando o calendário acadêmico, com os ajustes que se fizerem necessários, e pautados pela nossa qualidade de ensino.

Abaixo, encaminhamos as demais orientações:
1. As aulas dos programas de Mestrado e Doutorado (Stricto Sensu) da Tuiuti também acontecem na modalidade remota, até 04 de maio de 2020;
2. As aulas presenciais de Pós-Graduação Lato Sensu estarão suspensas até 04 de maio de 2020;
3. Os atendimentos das clínicas da Tuiuti continuarão suspensos até a mesma data;
4. Os laboratórios de informática e a biblioteca de continuarão abertos de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h30;
5. O acesso à Universidade acontece pelo portão 2 da rua Sydnei Antonio Rangel Santos.


A Universidade Tuiuti segue tratando os assuntos relacionados ao COVID-19 com os órgãos responsáveis ​​da área da saúde e da educação, sempre mantendo o nosso compromisso com a educação superior, e também com a saúde e a segurança de todos os nossos alunos e colaboradores.
Demais comunicações serão executadas pelos canais oficiais da Instituição.

Lembrando, fique atento ao seu e-mail, fique em casa e "estamos remotos por vocês"! 

 

Comunicado COVID-19 | 2 de abril de 2020

Universidade Tuiuti do Paraná, junto com o Comitê de Crise e Contingências, informações sobre a partir da próxima semana, uma equipe de atendimento financeiro com o objetivo de atender ainda mais, conforme exigido atualmente no cenário de pandemia de coronavírus e, infelizmente, afeta financeiramente atualmente os nossos alunos.

Em paralelo, o Departamento Financeiro da Tuiuti está criando novas formas de negociação para o cumprimento do pagamento das mensalidades. Essas alternativas visam atender como necessidades individuais e comprovadas de cada caso, além de estar alinhadas com as contingências de Tuiuti.

É importante lembrar que, seguindo as recomendações do MEC (Ministério da Educação) e do CONSU (Conselho Universitário), como as aulas da Universidade Tuiuti são realizadas, neste momento, no Regime Letivo Remoto e que não é como um EaD.

Ofício Reitoria 003

Fica específica, em razão da implantação do Regime Letivo Remoto, comparada pelas Portarias MEC 343 de 17/03/2020 e 345 de 19/03/2020, pela resolução CONSU 06/2020 e, observando a Instrução Normativa 05/2019 e a Resolução CONSEPE 01/2017, uma alteração ao ser realizada no primeiro semestre de 2020/1, pode ocorrer uma pré-inscrição para o segundo período bimestre.


A Instrução Normativa 05/2019 estabelece em seu primeiro artigo que:
“Art. 1º A verificação do desempenho acadêmico é realizada de acordo com a natureza de cada disciplina ou atividade, por meio de pesquisas, exercícios, argumentos, trabalhos práticos, seminários, exercícios supervisionados e práticas de ensino, provas escritas e orais, e/ou outros instrumentos previstos nos planos de ensino ”.


A Instrução explicita sobre a utilização de diversificados instrumentos de avaliação pelo docente, com objetivo de determinar a qualidade qualitativa do uso da aprendizagem e das competências pelo discente.
Sendo assim, durante o período de substituição das aulas presenciais pelo Regime Letivo Remoto, os professores avaliam os testes de aprendizagem dos discentes, ostentam os conteúdos ministrados, as habilidades aplicadas e o melhor instrumento, no ambiente de aprendizagem (AVA) que garanta ou fiel diagnóstico da aprendizagem dos alunos.


A Resolução CONSEPE 1/2017 em seu artigo segundo, parágrafo primeiro, orientação sobre as avaliações:
“Art. 2º A avaliação da aprendizagem discente, realizada em cada bimestre, obedece ao calendário acadêmico quanto aos prazos para seu lançamento e é composta por dois conceitos que totalizam a média bimestral (MB), denominada MBI para o primeiro bimestre e MB2 para o segundo bimestre.
§ 1º Os conceitos definidos no artigo serão originados de:


I. Avaliações (AV): elaboradas pelo docente responsável pelo componente curricular ou, no caso de auditorias interdisciplinares, em conjunto com outros documentos que integram o Colegiado do Curso, denominadas AV1 (relativamente ao primeiro bimestre) e AV2 (relativamente ao segundo bimestre) ;


II Estudos Dirigidos (DE): organizados pelo docente responsável pelo componente curricular, os estudos dirigidos, apresentados como práticas de ensino supervisionado, são distribuídos a longo período de tempo letivo e denominado ED1 (relativo ao primeiro bimestre) e ED2 (relativo ao segundo bimestre). "
Nenhum terceiro parágrafo da mesma instrução normativa fica estabelecido ou ponderado para avaliações bimestrais, AV = 7 e ED = 3.


Em decorrência de atividades promovidas durante o Regime Letivo Remoto, no primeiro bimestre dos currículos dos cursos 2020/1, das disciplinas de graduação, como manter a orientação de dois métodos AV - Avaliação e ED - Estudo Dirigido, mas os pesos avaliados somente modificados , sendo AV = 5 e ED = 5.

Os Estudos Dirigidos (ED1) compreendem todas as atividades executadas como avaliação de conhecimento e avaliação de conceitos, executadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem Virtual (AVA) de forma processual às aulas e correspondem ao período de 17/02/2020 à 21/04/2020. Compreender 50% da nota do aluno, que privilegia a mediação e as formas de interação docente e discente.


Vale ressaltar que os Estudos Dirigidos não contemplam a segunda chamada como explicitado no artigo 5º da Instrução Normativa 05/2019, parágrafo único.


Arte. 5º O discente que não se compara às estimativas bimestrais (AV) pode solicitar a segunda chamada ao coordenador de curso.


Parágrafo único: Não será concedida segunda chamada quando se tratar de:

• disciplinas cursadas no Regime Intensivo;
• atividades de Estágio Supervisionado e Prática de Ensino (Estudo Dirigido - ED, Trabalho de Conclusão de Curso - TCC e Avaliação Interdisciplinar - AI).
• exame final. ”


As Avaliações (AV1) compreendem os instrumentos de autonomia discados, podem ser executados por trabalhos ou testes reais, por exemplo: questionários com tempo determinado.
Uma avaliação (AV1) - ocorreu no período de 22/04 a 04/05 e foi registrada no plano de aula docente com as seguintes informações: período avaliado, alteração no calendário acadêmico em razão da pandemia COVID-19.
Como explicitado no artigo 5 ° da Instrução Normativa 05/2019, os alunos que não realizam o AV1 podem solicitar a segunda chamada nos dados orientados, aprovados pelo CONSEPE.
Nota:
Caso o período do Regime Letivo Remoto seja compreendido como Segundo Segundo Bimestre, (AV2 e ED2) ou o mesmo procedimento será adotado, excluído na Avaliação Interdisciplinar, uma vez que seja a mesma ocorrência de forma progressiva e diagnóstica nos instrumentos de avaliação de conhecimento.
Nos casos de alunos que precisam de segunda chamada do AV1, como os testes serão orientados no comunicado posterior.
Sendo ou não informado, coloque-nos à disposição para outros esclarecimentos.

 

 

Clique aqui para visualizar o documento