Acesse o conteúdo

Você sabe o que se estuda em Engenharia de Produção?

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Você sabe o que se estuda em Engenharia de Produção?

Se você busca por uma profissão que associe a exatidão dos números e o raciocínio lógico com os desafios de gestão e as atividades processuais, uma boa alternativa é o curso de Engenharia de Produção. Essa vertente das Engenharias agrega conhecimentos técnicos de um engenheiro para desenvolver projetos a habilidades gerenciais.

Embora a Engenharia de Produção não seja um curso novo entre as Engenharias, ele ainda não é tão amplamente difundido. Neste post, você vai conhecer qual o conteúdo lecionado ao longo do curso, sua conexão com o mercado de trabalho e quais são as atividades desempenhadas pelo engenheiro de produção.

Pioneirismo

A partir dos anos de 1950, foram criadas e inseridas disciplinas exclusivas de Engenharia de Produção nos tradicionais cursos de Engenharia, no Brasil. Mas os cursos de graduação dessa vertente das Engenharias só passaram a existir décadas mais tarde. As primeiras turmas de Engenharia de Produção foram criadas em São Paulo e no Rio de Janeiro, no início da década de 1970.

Nova call to action

O que se aprende em Engenharia de Produção?

No conteúdo curricular da Engenharia de Produção estão temáticas relacionadas a:

  • projetos, operações e melhorias dos sistemas que criam e entregam produtos (bem ou serviço);
  • logística;
  • pesquisa operacional para a tomada de decisão;
  • planejamento, projeto e controle de sistemas de gestão da qualidade;
  • desenvolvimento de produto;
  • planejamento estratégico e operacional;
  • sistemas de produção;
  • empreendedorismo;
  • inovação;
  • gestão da informação e do conhecimento;
  • investimentos, custos e riscos; 
  • segurança do trabalho;
  • responsabilidade social e desenvolvimento sustentável etc.

Em geral, os cursos têm duração de 10 períodos, que equivalem a 5 anos. O formando recebe-se o título de Bacharel em Engenharia de Produção.

Habilidades e competências

Conforme explica a Associação Brasileira de Engenharia de Produção, “compete à Engenharia de Produção o projeto, a implantação, a operação, a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos integrados de bens e serviços, envolvendo homens, materiais, tecnologia, informação e energia”.

Assim, o curso de Engenharia de Produção agrega conhecimentos multidisciplinares essenciais para uma carreira de sucesso. O profissional formado torna-se capacitado a coordenar e inspecionar frentes de trabalho, acompanhar e planejar projetos, alocar recursos humanos, financeiros e materiais. Tais atividades devem sempre resguardar a segurança do trabalho e ainda ter garantida a qualidade das entregas.

Veja também:

A desenvoltura em administrar tantas demandas fazem do engenheiro de produção um profissional indispensável para se buscar melhores resultados, com manutenção de produtividade e competitividade, além da redução de custos de produção.

Atuação no mercado de trabalho

Entre os mais de 1,63 milhão de engenheiros credenciados no Brasil, quase 35 mil têm o título de engenheiro de produção. Os dados são do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia. No ranking criado pela instituição, o maior número de profissionais credenciados é de engenheiro civil, com 312 mil.

Vimos que a associação de conhecimentos especializados em matemática, física, ciências humanas e sociais garantem formação multidisciplinar do engenheiro de produção. Isso potencializa as oportunidades de atuação do profissional de Engenharia de Produção no mercado, que pode atuar em frentes que vão além das indústrias. Setores da construção civil, de finanças e de saúde, por exemplo, demandam por profissionais dessa área.

O perfil profissional técnico com habilidades de gestão também interessa à área da logística. Isso porque, empresas desse setor buscam por profissionais aptos a gerenciar questões de transporte, estoque e armazenamento de insumos, produtos e matéria-prima, de forma rápida, precisa e inovadora. Ter conhecimentos em matemática, física e raciocínio lógico são diferenciais.

Quer saber mais sobre o curso de Engenharia de Produção? Acesse o e-book gratuito elaborado pela Faculdade Tuiuti do Paraná. Você vai descobrir as vantagens de se optar por um curso que reúne conteúdo da Administração e das Ciências Exatas. Boa leitura!

Nova call-to-action

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *