Acesse o conteúdo

Vida profissional: quando a segunda graduação é sua melhor opção

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Vida profissional: quando a segunda graduação é sua melhor opção

Um curso superior é muito importante para trilhar uma carreira de sucesso. A maior parte das pessoas contenta-se com a formatura ou então com o emprego na profissão escolhida. Porém, ao planejar uma carreira profissional, é preciso ser mais ambicioso e preparar-se para os imprevistos.

Seja para conseguir promoções, para uma mudança sutil ou mudança completa, a segunda graduação pode contribuir muito para uma carreira profissional bem sucedida. Leia esse post para entender em quais situações outro curso de faculdade é bem vindo:

Mudança de área

A maior parte das pessoas opta por uma carreira muito cedo, ainda no Ensino Médio. Muitas vezes falta autoconhecimento, há expectativas erradas do mercado ou os interesses simplesmente mudam com o tempo. Assim, várias pessoas não se identificam com a profissão que exercem.

Para quem não se sente estimulado com a profissão ou percebeu que o trabalho não é o que imaginou durante a faculdade, o ideal é cursar uma segunda graduação. Geralmente, pessoas com uma carreira profissional bem sucedida são aquelas que fazem o que gostam, afinal, a motivação tem um papel importante no sucesso.

E-book - A sutil arte de ser desejado pelas empresas

Uma nova graduação permite concorrer a cargos diferentes e em um maior leque de segmentos de atuação. É uma chance de começar a planejar sua carreira profissional partindo do zero, com todas as possibilidades em aberto.

Dessa forma, é possível optar por uma profissão em alta no mercado, com maior empregabilidade ou por um trabalho que você sempre sonhou. O ideal é combinar ambos os fatores.

Diferencial competitivo

Para quem está em uma profissão que gosta, mas enfrenta um momento difícil ou deseja cargos mais altos, a segunda graduação pode ser um diferencial no currículo.

Frente à concorrência, ter dois diplomas faz com que você tenha mais chances de chamar a atenção para ser convocado para entrevistas de emprego, mesmo quando ambos são da mesma área. É o caso, por exemplo, de quem fez duas engenharias ou dois cursos de comunicação.

Já para quem quer ser promovido, a vantagem de fazer outra faculdade é o conhecimento extra e o aprimoramento profissional. Com uma atuação mais assertiva na empresa, aumentam-se as chances de conquistar uma promoção. Entretanto, é preciso ter cuidado ao escolher o curso, é importante que a sua nova profissão realmente possa contribuir na empresa.

Para ter uma carreira profissional bem sucedida, é preciso investir também no desenvolvimento de habilidades e competências. Ao cursar uma segunda graduação, você amplia sua visão de mundo e torna-se uma pessoa mais versátil. Para os empregadores, fica demonstrada a habilidade de acompanhar a demanda do mercado e a vontade de aprender cada vez mais.

Veja também:

Profissionais acomodados dificilmente conseguem crescer profissionalmente, por isso atualização constante e foco são muito importantes ao planejar sua carreira profissional.

Qual é a alternativa?

Outra forma de mudar a direção da carreira é cursando uma pós-graduação. As graduações são generalistas, isto é, permitem ocupar vários cargos diferentes dentro da mesma área. Cursando uma especialização, é possível alcançar cargos mais altos ou aumentar seu salário.

Esse é o caminho mais indicado para quem deseja manter-se na mesma área enquanto explora novas possibilidades da profissão. Seu trabalho torna-se mais qualificado e você desenvolve habilidades específicas para o cargo desejado. É o caso, por exemplo, de quem quer liderar equipes. Esse tipo de curso também é o ideal para especializar-se em um determinado público ou atividade.

Além das especializações, os mestrados também são uma forma de mudar a área de atuação. Porém, esse tipo de pós-graduação é voltado para a pesquisa científica e menos para o mercado de trabalho, embora esteja ganhando espaço. É o curso certo para quem quer ser professor em universidades.

A segunda graduação é um investimento a longo prazo, que só traz vantagens para a carreira. É uma oportunidade de redirecionar sua vida profissional, seja mudando de completamente de área ou buscando cargos melhores. Já a pós graduação não permite uma mudança completa, mas é capaz de direcionar melhor a carreira e também traz ascensão profissional.

Pronto para impulsionar sua vida profissional? Leia o e-book A sutil arte de ser desejado pelas empresas: um guia para iniciantes para mais dicas para planejar sua carreira profissional!

Faça o download gratuito do e-book!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *