Acesse o conteúdo

Vida profissional: afinal, quando ela começa?

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Vida profissional: afinal, quando ela começa?

Logo depois do Ensino Médio, é comum bater o pensamento: “não sei o que fazer da vida profissional, e agora?”. Se esse é o seu caso, calma!

No post de hoje vamos passar algumas dicas para ajudar você no processo de se decidir por um caminho, falar sobre como construir uma carreira de sucesso e ainda investigar quando você deve começar a se preocupar com isso.

Continue a leitura e descubra nossas dicas!

Quando começa a vida profissional?

A resposta é: já na decisão por uma graduação! Ao escolher seu curso e a instituição de ensino em que você vai passar os próximos anos, você dá um grande passo em direção a uma carreira. Por isso, essa escolha deve ser feita com bastante cuidado.

Optar por uma universidade com infraestrutura completa para atender suas necessidades, corpo docente qualificado e boa reputação é fundamental para não só aprender o que você precisa para ser eficiente no seu trabalho, como também para ser reconhecido pelo mercado.

Já durante a faculdade é quando você deve começar seu networking, investir na sua formação e iniciar as ações que vão definir o seu sucesso no futuro. Esses anos são fundamentais para construir um sucesso profissional que faça sentido para você.

Veja também:

Não sei o que fazer da vida profissional, e agora?

Se você ainda não sabe o que quer fazer da sua vida profissional, iniciar um processo de autoconhecimento é uma ótima forma de resolver esse impasse.

Isso porque, ao investir tempo pensando no que faz sentido para você, o que você gosta e o que não se sente confortável de jeito nenhum, fica mais fácil encontrar um caminho e evitar frustrações no futuro.

Se você não sabe por onde começar, para encontrar seu caminho, você pode:

  • fazer testes vocacionais;
  • escrever em um papel quais são seus valores, o que motiva você;
  • refletir sobre seus talentos, o que você faz de melhor;
  • projetar o futuro e pensar onde você gostaria de estar daqui 2, 5 e 10 anos;
  • pensar sobre os profissionais que você admira e identificar o que eles têm em comum.

A partir dessas reflexões, você pode ir eliminando alternativas e construindo um plano de carreira que leve você para um sucesso que te deixe feliz plenamente e faça sentido para quem você é.

Faça o download do e-book Trabalho durante a faculdade: como, onde e porquê!

Como equilibrar vida profissional e pessoal?

Apesar de uma carreira de sucesso trazer bastante satisfação e realização pessoal, é preciso encontrar um equilíbrio entre vida profissional e pessoal para manter a saúde e o bem-estar.

Nesse sentido, você pode tomar pequenas ações, mas que têm um grande impacto na sua qualidade de vida:

  • gerenciar o tempo, separando bem as horas de estudo, dedicação ao trabalho, descanso e lazer;
  • não levar trabalho para casa;
  • praticar atividades físicas regularmente;
  • cultivar relacionamentos saudáveis, amorosos, familiares e amizades;
  • usar seu tempo livre para atividades prazerosas, como hobbies, ir ao cinema, passear etc.

Com as dicas que passamos neste artigo, você conseguiu pensar melhor sobre a sua vida profissional e quais caminhos seguir?

Que tal iniciar sua carreira de sucesso com o pé direito? Confira agora os cursos e mais informações do processo seletivo da Universidade Tuiuti do Paraná!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *