Acesse o conteúdo

Vestibular de inverno é mais fácil?

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Vestibular de inverno é mais fácil?

vestibular no meio do ano tem algumas diferenças em relação ao vestibular mais conhecido, que uma grande quantidade de pessoas faz ao final de cada ano. A versão de inverno é uma nova chance de ingressar na faculdade dos seus sonhos, de maneira mais rápida e com menos concorrentes.

Você não precisa esperar até o ano que vem para entrar na faculdade! Leia esse post e veja as vantagens de fazer o vestibular de inverno:

Por que fazer o vestibular no meio do ano?

Para muitas instituições de ensino superior, o ingresso no meio do ano é bem menos concorrido do que no início dele. Isso acontece porque os vestibulares de inverno são menos divulgados e porque muitos jovens, recém-saídos do Ensino Médio, tentam a prova somente no final do ano.

Porém, para muitos estudantes, essa é uma segunda chance de ingressar na graduação. Por que esperar até o vestibular no final do ano se é possível fazer a prova antes? A melhor alternativa é preparar-se para ambas, assim dobram suas chances de sucesso. Caso consiga a aprovação, você entra para a faculdade mais cedo, caso contrário, estará mais preparado para a próxima prova.

curso de graduação ideal para você

A concorrência menor torna mais fácil ser aprovado no curso dos seus sonhos, afinal, há menos candidatos disputando a mesma vaga. Essa é a oportunidade inscrever-se em cursos mais disputados sentindo-se menos pressionado pela dificuldade de ingresso. Outra questão é que, se há menos candidatos, a concorrência por bolsas de estudo também é menor.

Além disso, para quem ainda não concluiu os estudos, o vestibular de inverno em Curitiba é uma oportunidade treinar para a prova no final do ano. É como um teste, no qual o estudante conhece o local e as condições de prova e ganha mais confiança para retornar ao fim do ano letivo.

Quer dizer que o vestibular de inverno é mais fácil?

Existe um mito de que o vestibular de inverno é mais fácil devido à menor concorrência, mas ele tem o mesmo nível de dificuldade que o vestibular do fim do ano. Tanto nas faculdades privadas quanto nas públicas, ambos os vestibulares têm as mesmas regras e exigências. As provas costumam ser elaboradas pelos mesmos profissionais, abordando o mesmo conteúdo didático.

Veja também:

Inclusive, há pesquisas que mostram que em muitas instituições públicas, a concorrência é maior no meio do ano, aumentando a dificuldade de ficar entre os primeiros colocados.

Como se preparar para o vestibular de inverno?

O preparo para o vestibular de inverno deve ser levado à sério, assim como acontece para o vestibular no fim do ano. A concorrência menor não significa que você deve se esforçar menos e sim que deve aproveitar ao máximo essa oportunidade.

Para quem acaba de concluir o Ensino Médio e vai estudar por apenas 6 meses, é primordial ter organização para não deixar nenhum conteúdo de fora. Assim, programe-se para estudar diariamente e faça um cronograma de horários para dedicar aos conteúdos que caem na prova, dando mais importância aos que você tem dificuldade.

Procure saber como são as provas da instituição de ensino escolhida, assim você se prepara de acordo com elas e não perde tempo estudando o que não vai cair na prova. No caso da Universidade Tuiuti do Paraná, as provas são direcionadas e também é preciso escrever uma redação. O candidato pode optar pelo vestibular tradicional ou pelo vestibular agendado.

Além disso, o vestibular de inverno em Curitiba na Tuiuti também aceita inscrições com a nota do Enem, o que agiliza o processo para quem já fez o Exame Nacional do Ensino Médio e conseguiu um bom resultado.

Percebeu as vantagens de prestar o vestibular no meio do ano? Saiba que 2018 é o ano da virada para quem faz uma graduação! Assine newsletters da Universidade Tuiuti para conhecer grandes opções de carreira!

INSCREVA-SE NO VESTIBULAR DA TUIUTI!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *