Veja os principais cursos na área da saúde atualmente – Tuiuti

Veja os principais cursos na área da saúde atualmente – Tuiuti

Bastante procurados dentro das universidades, os cursos na área da saúde sempre atraem milhares de alunos do ensino superior, devido às suas grandes oportunidades no mercado de trabalho.

Em constante expansão, o setor é um dos que mais crescem no Brasil e no mundo. Afinal, as suas possibilidades de atuação não se resumem somente a hospitais e clínicas. Se você é apaixonado pela área de saúde, continue a leitura e conheça os cursos que estão em alta e descubra quais as oportunidades de trabalho no mercado.

Aqui você confere:

Boa leitura!

4 cursos mais procurados na área da saúde

Quando falamos da área da saúde, as possibilidades de graduação são muitas e vão muito além do curso de Medicina. São cerca de 40 cursos regulamentados pelo Ministério da Educação voltados para a área.

Mas com tantas opções, nem sempre é fácil escolher o curso certo para você. É preciso levar em conta diversos fatores, como seus interesses, habilidades e as oportunidades de crescimento. Para ajudar você nessa decisão, a seguir, listaremos os cursos mais procurados no mercado de trabalho atualmente.

1. Enfermagem

Uma das profissões mais promissoras, o curso de Enfermagem é para aqueles que amam cuidar do próximo. Com um contato direto com o público, os enfermeiros são responsáveis por prestar os primeiros cuidados e prescrever remédios, além, é claro, de acompanhar o paciente para que ele receba toda assistência necessária.

Dentro das suas possibilidades de atuação, o enfermeiro pode trabalhar em hospitais, postos de saúde, instituições de cuidado de idosos, clínicas privadas ou públicas e, até mesmo, em serviços de home care.

Apesar da grande procura nas universidades, essa é uma área que está sempre necessitando de profissionais especializados. De acordo com o levantamento feito pela Organização Mundial da Saúde (OMS), há um déficit de 5,9 milhões de profissionais de enfermagem no mundo. Ou seja, a área é promissora não somente no Brasil, como há uma alta demanda por profissionais no exterior.

Para quem quer atuar na profissão, seja dentro do país ou internacionalmente, é hora de começar a procurar as melhores faculdades de Enfermagem, pois é necessário um diploma de ensino superior para trabalhar na área.

E-book Reserva Financeira

2. Radiologia

Outra opção bastante procurada no mercado de trabalho para quem quer atuar na área da saúde é o curso de RadiologiaEm um breve resumo, o tecnólogo em radiologia é responsável por orientar o paciente e executar exames de radiologia, como: mamografia, radioterapia, ressonância magnética, ultrassonografia óssea, entre outros.

A profissão que sempre esteve em alta, após os últimos anos, viu-se ainda mais requisitada no mercado de trabalho, devido ao surgimento de novos equipamentos e à alta demanda por profissionais mais capacitados.

De acordo com um estudo feito pela Catho, a procura por profissionais de radiologia cresceu mais de 700% em 2020, comprovando como o mercado está favorável para o setor.

Caso você queira investir em um curso de radiologia em Curitiba, saiba que o campo de atuação para o profissional é vasto, e você poderá atuar em clínicas, hospitais, laboratórios e, até mesmo, clínicas veterinárias.

3. Farmácia

Se você pensa em fazer o curso de Farmácia, temos boas notícias! Essa é uma das profissões com mais possibilidades de atuação. Ao contrário do que muitos pensam, o farmacêutico não se restringe à farmácia.

Para quem quer investir na profissão, são mais de 70 áreas de atuação, como mostra o Conselho Federal de Farmácia (CFF). O profissional pode atuar dentro de farmácias, laboratórios, indústria, na saúde pública, perícia criminal e, até mesmo, com a alimentação.

Além disso, o farmacêutico pode trabalhar diretamente com atendimento ao público, análises clínicas e no desenvolvimento de remédios, cosméticos e produtos higiênicos. Atualmente, os setores que estão mais em alta na área são: farmácia clínica, cosmetologia e farmácia hospitalar.

Quando se trata do mercado de trabalho, além das diversas opções de atuação, o cenário é promissor. De acordo com um levantamento feito pelo Panorama Farmacêutico, houve um aumento de mais de 40% das vagas para a área de farmacêutico e assistente ou auxiliar de farmácia.

Mas para conquistar seu espaço em qualquer uma dessas áreas, é necessário investir em uma das faculdades de farmácia e obter, em seu currículo, o diploma de Ensino Superior.

4. Nutrição

Se você quer investir no seu desenvolvimento profissional na área de saúde, outra opção de graduação que está em destaque no mercado de trabalho é o curso de Nutrição

Após os últimos anos de pandemia, as pessoas têm procurado, cada vez mais, cuidar da sua alimentação e saúde, logo, aumentou-se a busca por nutricionistas. De acordo com um levantamento da plataforma Conexa Saúde, somente de janeiro a maio de 2021, houve um aumento de 330% na procura por nutricionistas.

Mas, afinal, o que faz um nutricionista? O profissional da área é responsável por elaborar planos alimentares a partir de um diagnóstico nutricional com o foco na saúde e no bem-estar do paciente. Ele pode atuar dentro de clínicas, consultórios, hospitais, postos de saúde ou, até mesmo, dentro da indústria alimentícia.

Atualmente, com um mercado de trabalho aquecido, as áreas que mais têm requisitado profissionais capacitados são: nutrição clínica, nutrição esportiva e alimentação coletiva.

É importante lembrar que, independentemente da área escolhida, para atuar no setor da saúde, é necessário buscar uma especificação em uma faculdade no Paraná. Um diploma não só qualificará você para o mercado de trabalho como será um diferencial e tanto no seu currículo.

E já que estamos falando em graduação, temos a dica do conteúdo certo para você! Acesse já o nosso último post e Universidade Tuiuti e os cursos mais procurados no mercado!