Acesse o conteúdo

Veja as 7 características para um bom profissional de TI

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Veja as 7 características para um bom profissional de TI

Se você pensa em cursar o ensino superior e ser um profissional de TI, então, deve estar se perguntando se essa área realmente combina com você. Afinal, antes de investir em uma graduação, é importante se informar sobre a área de atuação do curso escolhido e descobrir se você tem as características necessárias para alcançar o sucesso na profissão.

Quem pesquisa e se informa certamente faz a escolha certa e constrói uma carreira profissional bem-sucedida já no início do ensino superior. Portanto, leia este post até o final e descubra quais são as 7 características mais importantes para um bom profissional de Tecnologia da Informação. Confira agora!

Um bom profissional de TI deve sempre buscar inovações

Uma característica muito marcante de um bom profissional de TI é a constante busca por descobertas que podem trazer ganhos para os sistemas da empresa, bem como inovar o mercado, resolver algum problema etc.

Por isso, para ser um profissional eficiente e requisitado no mercado de trabalho, é fundamental ser capaz de identificar problemas e oportunidades, ser criativo e escapar do óbvio, ter iniciativa e sempre buscar inovações. Dessa forma, o profissional da área de TI consegue encontrar soluções que tornam os processos mais práticos, econômicos e rápidos e, assim, mostrar-se essencial para o sucesso da empresa em que trabalha.

A área de TI demanda proatividade

Ser dinâmico e proativo é muito importante para quem se forma no curso semipresencial de TI. Isso porque, nesse campo de atuação, é normal ter que lidar com várias demandas e trabalhar de forma ágil.

Portanto, os profissionais de TI são proativos e conseguem conquistar grandes oportunidades dentro da instituição. Para tanto é importante estar sempre atento às demandas de toda a organização, oferecer suporte e propor soluções, entre outras atitudes que demonstram preocupação e cuidado com os processos e o sucesso da empresa. 

Além do mais, essas atitudes são fundamentais para encontrar oportunidades de inovação — uma característica que já foi citada como fundamental para o profissional da área.

Um bom profissional de Tecnologia da Informação deve saber trabalhar em equipe

É muito difícil um profissional de TI trabalhar sozinho, afinal, os projetos sempre demonstram certa complexidade e exigem um grande número de talentos trabalhando em conjunto para se alcançar o resultado esperado. Dessa forma, saber trabalhar em equipe é primordial para um bom profissional de Tecnologia da Informação.

Por isso, saiba que, para atuar com eficiência na área de TI, é necessário saber delegar funções, ouvir opiniões, receber e dar feedbacks, além de sempre manter o time unido e motivado. Sem dúvidas, realizar um bom trabalho em equipe pode ser determinante para se alcançar os cargos mais altos dentro de uma empresa e conquistar o sucesso profissional desejado.

Leia também:

O empreendedorismo é importante para o profissional de TI

Uma mente empreendedora pode ser o segredo para o sucesso de quem se forma em um curso de TI. Isso porque o profissional que tem um viés empreendedor, consegue compreender todo o processo de uma organização e, então, enxergar e desenvolver pontos de melhoria para o sucesso do negócio.

Ou seja, é um profissional essencial para valorizar a perspectiva do consumidor e da empresa, desenvolver e gerenciar projetos relevantes e de acordo com as demandas do mercado de TI, entre outras qualidades importantes para o mercado de trabalho da área.

O bom profissional de TI deve conhecer muito bem a infraestrutura de redes da empresa

Conhecer com propriedade a infraestrutura de redes da empresa em que trabalha é essencial para o bom desempenho do profissional de Tecnologia da Informação. Por isso, é importante estudar e contribuir para que a organização esteja sempre organizada, protegida e operando com um sistema funcional.

Logo, não deixe de investir em um curso semipresencial que possibilite os conhecimentos necessários para gerir com eficiência toda a infraestrutura de redes da empresa. Sem dúvidas, esse é um forte diferencial para qualquer profissional da área.

O profissional da área deve sempre se manter atualizado

É completamente inviável trabalhar com tecnologia e não estudar constantemente com o objetivo de se manter sempre atualizado. Por isso, um bom profissional de TI é curioso e gosta de estudar.

Novas tendências, recursos inovadores, softwares atualizados e diversas outras mudanças são constantes no universo da Tecnologia da Informação. Logo, é imprescindível continuar os estudos após a conclusão do curso de TI, além de participar de palestras, workshops, webinários, congressos, entre outros.

O estudo e a busca por atualização devem ser uma constante na vida do bom profissional de TI. Sendo assim, invista em uma formação de qualidade desde o início da sua vida acadêmica e garanta o acesso às melhores oportunidades do mercado de trabalho na área de TI.

Investir em um curso de TI de qualidade é essencial

Todo bom profissional de TI deve contar com um ensino de qualidade. Por isso, a escolha da universidade na hora de fazer a matrícula no ensino superior deve ser feita com atenção e cuidado.

É de extrema importância investir em uma instituição reconhecida e valorizada pelo mercado de trabalho, com uma infraestrutura adequada e com a modalidade de ensino ideal para a sua formação acadêmica.

Tudo isso você encontra na Universidade Tuiuti do Paraná. Afinal, a instituição oferece um ensino de alta qualidade na modalidade semipresencial. Dessa forma, o estudante conta com encontros presenciais e também estuda por meio de conteúdos disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

A modalidade semipresencial é a melhor opção para se desenvolver um aprendizado teórico e prático, com flexibilidade de horário, economia e sem perder a experiência da sala de aula. Além disso, a faculdade semipresencial em Curitiba se orgulha da sua alta qualidade de ensino e conta com uma ótima infraestrutura para atender aos alunos da área de tecnologia.

Sendo assim, está claro quais são as 7 principais características de um bom profissional de TI. Agora, você está bem informado e pode decidir se essa área de atuação combina com o seu perfil.

Quer saber mais sobre a faculdade semipresencial em Curitiba? Então, leia, agora mesmo, sobre curso semipresencial: como funciona? Entenda essa modalidade!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *