Acesse o conteúdo

Vale a pena fazer uma pós?

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Vale a pena fazer uma pós?

Em suma, a pós graduação é qualquer curso que visa aprofundar os conhecimentos adquiridos durante a graduação. Normalmente, são classificados em cursos do tipo lato-sensu — especializações ou MBA’s — e stricto-sensu — mestrados e doutorados. Ao concluir uma pós, você se torna especialista em determinado assunto e se torna capaz de exercer atividades que exigem maior conhecimento técnico.

Segundo o CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), o número de cursos de pós graduações vem crescendo desde 2013. A razão disso é que existem inúmeras vantagens para quem inicia uma especialização. Para saber quais são elas, continue acompanhando este post e confira!

Enriquecimento do currículo

Ao mesmo tempo em que se torna mais competitivo, o mercado de trabalho  também enfrenta uma saturação de profissionais portadores somente de diplomas de graduação. Apesar de cada universidade apresentar currículos de curso distintos, o tipo de formação continua o mesmo. 

E como dissemos inicialmente, o mercado procura profissionais com conhecimentos específicos e fazer uma pós é a oportunidade perfeita para se aprofundar em determinada área e conseguir a desejada vaga de emprego.

Ascensão de carreira

Como todos já sabemos, para crescer profissionalmente, é essencial se manter atualizado em sua área de formação. Por isso, outra grande vantagem de fazer uma pós é a possibilidade de expandir sua carreira e conseguir cargos de liderança, por exemplo. Além disso, significa uma maneira mais rápida de conquistar novas oportunidades sem precisar iniciar uma nova graduação.

Veja Também:

Aumento do salário

Segundo pesquisas, aqueles que possuem diplomas de pós graduação, sejam de cursos especializantes, MBAs, mestrados ou doutorados, conseguem ganhar salários 50% maiores do que os profissionais que contam apenas com a graduação. De acordo com os dados desse estudo, uma especialização é um grande diferencial no currículo do candidato, pois comprova a sua atualização e qualificação profissional.

Ampliação do networking

Outro benefício proporcionado por uma pós são as novas conexões profissionais e pessoais, aumentando ainda mais as suas possibilidades de carreira. Mesmo que tenha optado por fazer uma especialização à distância, entrará em contato com professores e colegas de profissão que poderão lhe ajudar a avançar em sua trajetória. 

Novas oportunidades

Por fim, se você deseja ingressar em novas áreas ou assumir cargos diferenciados, fazer uma pós é a melhor maneira de conseguir. Por exemplo: um MBA em Gestão Financeira lhe capacitará para atuar em funções como diretor financeiro, analista contábil, gestor financeiro, entre outros.

Como você pode notar, as razões que justificam positivamente uma pós graduação são diversas. Porém, antes de se matricular em um curso, você precisa analisar os objetivos que deseja alcançar com a nova formação — impulsionar a carreira ou expandir o conhecimento? — e, em seguida, avaliar qual instituição de ensino lhe atenderá melhor. Se não houver planejamento e a análise de carreira, será mais complicado tirar proveito de todas essas vantagens.

Agora que você já sabe que vale a pena fazer uma pós, entenda mais a fundo porque a pós graduação é essencial para melhorar a remuneração e aumente os seus ganhos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *