Vale a pena fazer faculdade de Educação Física?

Vale a pena fazer faculdade de Educação Física?

Os brasileiros estão vivendo mais e também estão mais preocupados com a própria saúde e bem-estar. Essas são mudanças que estão impulsionando o aumento da procura pelo curso de Educação Física. Mas, será que vale mesmo a pena investir nessa graduação?

A dúvida é justa, afinal, ninguém quer passar anos em uma Faculdade de Educação Física para, posteriormente, não encontrar espaço no mercado de trabalho e se frustrar. Pensando nisso, fizemos este post para apresentar a você as vantagens da graduação e a realidade do mercado para quem se interessa pela área. Acompanhe!

Porque fazer faculdade de Educação Física

bacharelado em Educação Física vai além de um aprendizado simples relacionado à prática esportiva e de atividades físicas. Para ser capaz de trabalhar com a educação não-formal, orientando alunos e clientes de diferentes faixas etárias, características e objetivos, o profissional precisa ter amplo entendimento do funcionamento do corpo humano.

Assim sendo, a faculdade de Educação Física combina disciplinas como Anatomia Humana, Fisiologia e Biofísica a outras como Atletismo, Ginástica Geral e Treinamento Desportivo. Todo esse conhecimento adquirido ao longo dos anos de estudo ― o curso tem duração de 04 anos ou 08 semestres ― faz com que o educador físico seja capacitado para atuar em diferentes ambientes, áreas e atividades.

CTA Banner - Educação Física

Como veremos a seguir, o mercado de trabalho, além de aquecido, cria várias oportunidades para quem se forma em Educação Física. E é por essa razão que buscar essa graduação pode ser uma boa escolha para o seu futuro profissional.

As oportunidades de trabalho para o educador físico

É comum que o trabalho em academias seja o primeiro a ser lembrado quando pensamos nas possibilidades de atuação para quem faz faculdade de Educação Física. De fato, esse ambiente cria muitas oportunidades e o profissional pode assistir aos alunos em seus treinos de musculação, ministrar aulas coletivas (como spinning, danças e lutas) ou ainda, atuar como personal trainer.

A crescente preocupação da sociedade com a saúde faz com que o educador físico também encontre espaço para atuar com o treinamento de atletas amadores. Atualmente, as corridas de rua ganham destaque e novos adeptos a cada dia, o que torna possível ser um profissional autônomo que presta assessoria e acompanha aos corredores em sua preparação. Além disso, o egresso da faculdade de Educação Física pode atuar junto a atletas profissionais ou equipes esportivas.