Acesse o conteúdo

Vai começar a faculdade? Saiba como aproveitar a vida acadêmica!

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Vai começar a faculdade? Saiba como aproveitar a vida acadêmica!

Ingressar na graduação é motivo de alegria para toda a família. Essa é uma época com muitas mudanças: o estudante torna-se mais independente, tem sua rotina alterada, pode participar de uma série de atividades e entende exatamente o que é vida acadêmica.

A faculdade é uma oportunidade de alcançar crescimento profissional e pessoal, além de estar cheia de experiências que devem ser desfrutadas. Quer saber como aproveitar melhor a faculdade? Saiba o que ela tem a oferecer no nosso post:

O que é vida acadêmica?

Vida acadêmica é o nome dado ao tempo que um estudante passa cursando a graduação ou pós-graduações. Estar na universidade é uma experiência sem igual, pois ela traz conhecimento, novas amizades, autoconhecimento e uma independência que é novidade para a maioria dos calouros.

O início da vida acadêmica é motivo para empolgação, afinal, a universidade tem muito a oferecer. Ao longo do curso, as matérias costumam ficar mais complexas e o aluno passa a ter uma vida acadêmica mais corrida.

Como é a faculdade?

Quem acabou de sair do Ensino Médio vai sentir uma grande mudança ao entrar na faculdade. Na graduação, você é considerado um adulto, capaz de tomar decisões e ser responsável pelos seus estudos.

Você pode entrar nas aulas quando quiser e usar o material que quiser. O professor segue com o cronograma da disciplina e quem não estava na sala precisa dar um jeito de aprender sozinho.

Na faculdade também tem dever de casa, mas o professor dificilmente vai conferir se você fez o seu. Ao longo dos semestres, o universitário percebe que estudar em casa e fazer atividades não são tarefas obrigatórias, mas é extremamente difícil tirar boas notas sem elas.

Na vida acadêmica, é necessário tomar suas próprias decisões e organizar sua própria rotina, por isso, é necessário manter o foco no estudos. Também é importante participar de festas e confraternizações e integrar-se a turma, mas isso não pode atrapalhar seu desempenho nas provas.

Faça o download do e-book "um guia para quem vai entrar na faculdade"

Como aproveitar melhor a faculdade?

As faculdades oferecem uma grande quantidade de atividades aos alunos, chamadas de atividades extracurriculares. Elas são a chance de viver coisas novas, aproveitar a faculdade ao máximo, acumular bagagem profissional e até fazer amigos. Entre as atividades extracurriculares estão palestras, intercâmbio, workshops e monitoria.

Os cursos de extensão são abertos para alunos e também para profissionais já formados que têm interesse em atualizar-se ou aprender algo novo. São cursos mais curtos e em horários diferentes da graduação, que permitem conhecer melhor um ramo da sua futura profissão e enriquecem o currículo.

Outra opção de atividade extracurricular é a iniciação científica. Quem opta por tornar-se um pesquisador deve ler bastante, realizar experiências e produzir um trabalho totalmente original, cujo tema pode ser escolhido pelo estudante ou pela faculdade. Em muitas instituições de ensino, como a Universidade Tuiuti, há projetos remunerados, em que o estudante recebe um valor mensal pela pesquisa.

Para aproveitar bem a faculdade, faça estágios. Eles são uma oportunidade de conhecer  melhor a profissão e de aprender com um profissional da área, sem ter medo de errar. É nos estágios que você começa a direcionar sua carreira e a crescer profissionalmente. Muitos estagiários são efetivados quando concluem a faculdade.

Além disso, explore o campus. Use a biblioteca, frequente a Associação Atlética e participe dos eventos institucionais. Toda a estrutura da universidade foi pensada para que você tenha oportunidades de desenvolvimento.

Veja também:

Crescimento pessoal

O crescimento pessoal é adquirido junto ao crescimento profissional durante a faculdade. Com a independência recém-adquirida, vêm também as responsabilidades  e consequências. Dessa forma, durante a graduação nos tornamos pessoas mais maduras e conhecemos melhor a nós mesmos.

Além disso, no Ensino Médio a grade curricular e os horários são fixos, de forma que não é possível fazer muitas escolhas. Na faculdade é necessário sair da sua zona de conforto e tomar decisões, estudar conteúdos totalmente novos e ter autonomia.

Na graduação você também vai conhecer gente nova e deve tentar se dar bem com todos, eles são futuros colegas de profissão e parte do seu network, uma rede de contatos profissionais. Locais com pessoas focadas na carreira, como é a faculdade, são muito propícios à formação dessas conexões.

É por meio do networking que muitas pessoas conseguem bons empregos ou indicações, mas o networking não é só isso. Ele exige uma troca de experiências e respeito mútuo.

Está animado para começar a vida acadêmica? A faculdade é a porta de entrada para carreiras de sucesso, mas também traz experiências incríveis e crescimento pessoal. Compartilhe esse post nas suas redes sociais para que seus amigos também saibam como aproveitar melhor a faculdade!

Compartilhe no Facebook!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *