Um breve histórico das Ciências Contábeis

Um breve histórico das Ciências Contábeis

Estima-se que as atividades comerciais tenham surgido ainda durante a Antiguidade. Nessa época, os registros de troca de bens e serviços eram simples. O surgimento das Ciências Contábeis se deu pela necessidade de registrar transações mais complexas de compras e vendas.

Se você já se perguntou o que é Ciências Contábeis, então precisa conhecer a história dessa profissão. No post de hoje, apresentamos um breve panorama histórico da contabilidade e a relevância dessa profissão na atualidade. Acompanhe!

História das Ciências Contábeis

As Ciências Contábeis tiveram sua origem na Antiguidade, quando tinha-se o objetivo de gerir o patrimônio de bens de cada pessoa. Estima-se que os primeiros registros contábeis escritos se deram no término da Era da Pedra Polida, juntamente com desenhos e outras gravações rudimentares.

Já os povos suméricos, babilônicos e assírios registravam desenhos dos animais que possuíam e a quantidade equivalente da posse em peças de argila. Escavações encontraram registros de contas de mão-de-obra e matérias-primas de cerca de 5000 mil anos antes de Cristo. Esses são elementos hoje considerados como custos diretos na fabricação de bens.

Curso de Ciências Contábeis

Em 2000 a.C, os gregos utilizavam a escrituração contábil em várias atividades, como em bancos e administração pública. Eles registravam custos e receitas, possibilitando análises que podiam resultar no que hoje é a apuração de saldo.

Anos mais tarde, em 1809, a contabilidade era ensinada em universidades na Itália. A partir de então, surgiram diversas escolas e teorias sobre as Ciências Contábeis, como as escolas européias e norte-americanas, que tornaram essa profissão o que conhecemos hoje.

As Ciências Contábeis no Brasil

No Brasil, foi o aumento dos gastos públicos e das rendas dos estados que tornou necessário um melhor aparato fiscal e contábil. A época de intensificação na atividade colonial que possibilitou tudo isso foi resultado da vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil.

Em 1808, foi criado o Banco do Brasil e o Erário Régio, também chamado de Tesouro Nacional e Público, responsável por gerenciar o patrimônio público. Nessa época, as Tesourarias de Fazenda nas províncias contavam com um contador, um inspetor e um procurar fiscal.

Esses profissionais eram responsáveis pela arrecadação e gerenciamento financeiro e fiscal. A primeira escola especializada em contabilidade no Brasil foi criada em 1902.