Acesse o conteúdo

Transformações no mercado de trabalho: os novos produtos

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Transformações no mercado de trabalho: os novos produtos

Você consegue viver sem o avanço tecnológico? E o mercado de trabalho, será que consegue? Situações simples e rotineiras rapidamente nos mostram  que não conseguimos mais viver sem a tecnologia no nosso dia a dia: seja em uma reunião de negócios, na qual precisamos do tablet para fazer uma apresentação  e anotações e, ao mesmo tempo, estamos também acessando o e-mail e WhatsApp pelo celular, para resolvermos outros problemas da empresa ou pessoais.

Se simples avanços tecnológicos já causam grandes mudanças, imagine  toda essa tecnologia aplicada dentro dos setores produtivos do negócio! O resultado é a geração de novos produtos no mercado de trabalho.

Conheça um pouco deles e tente compreendê-los para dar um passo à frente na disputa por uma vaga de  emprego.

Veja Também:

Novo modelo de profissão

A inserção da tecnologia no mercado de trabalho cada vez mais reduz as distâncias e as relações profissionais. Por isso é importante que os funcionários saibam utilizá-la a seu favor para conseguir se manter em funções já conquistadas ou em posições que venham a surgir.

Essa mudança digital propicia o desenvolvimento de novas profissões e o funcionário precisa estar preparado para enfrentar esse futuro das profissões. Ações mais assertivas, estratégicas e produtivas fazem a diferença.

As tendências e os desafios são muitos, mas aquele profissional que é flexível e que consegue se adaptar aos novos cenários tem grandes chances de ocupar os cargos.

Ser multitarefa

O profissional especialista sempre foi o diferencial dentro de uma empresa, mas, hoje, tais organizações já buscam por profissionais multitarefas, que são aqueles que melhor conseguem gerenciar e ampliar a atuação dos negócios.

A qualificação profissional se aplica desde em cargos operacionais aos de chefia. Todos precisam ser multitarefas para conseguir acompanhar os desafios que a tecnologia propõe a cada dia.

Como exemplo, o advogado de uma empresa da indústria automobilística que está ali para criar e acompanhar contratos. Essa é a sua especialidade, no entanto, decide fazer uma pós-graduação em gestão financeira para melhor compreender a relação de lucratividade daquele modelo proposto por ele. Ou mesmo uma especialização na área de compliance para ampliar a sua atuação dentro do negócio.

A partir desse momento, o profissional está preparado para enfrentar os novos desafios que começam a surgir dentro da empresa. São essas formações extras que complementam o currículo e ampliam os campos de atuação.

Fazer mais com menos

Como a tecnologia está transformando o mercado de trabalho? Principalmente, com o aumento da produtividade. É o famoso “fazer mais com menos”, do qual muitas empresas e empreendedores já adotaram como uma de suas missões.

Mas o que isso significa? Aumentar a capacidade de produção e reduzir os custos operacionais. É você, profissional, conseguir aperfeiçoar os processos e entregar com qualidade o produto ao seu cliente.

É necessário acompanhar e vivenciar essa transformação digital que modificou toda a cultura organizacional das empresas. Elas precisam ter no seu time profissionais que, diariamente,  reinventem-se e pensem estrategicamente este novo modelo de negócios.

A partir dessa leitura você já compreendeu as transformações que acontecerão no mercado de trabalho nos próximos anos ou em até meses. Mas para concluir, sugerimos uma nova leitura, para que você possa assimilar também como será o mercado de trabalho com os grandes avanços tecnológicos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *