Novas tecnologias e oportunidades para desenvolvedores web

Novas tecnologias e oportunidades para desenvolvedores web

Quantas horas você passa na internet? Com as novas tecnologias, hoje em dia, quase tudo se resolve online. Você pode assistir a uma aula a distância, fazer uma reunião ou, até mesmo, comprar algo nessas páginas de e-commerce.

O resultado desse mundo virtual são usuários cada vez mais conectados e empresas migrando para o digital. E se todo mundo está online, consequentemente, cresce a demanda por profissionais que atuem no meio virtual. Um reflexo disso é o aumento expressivo da busca por desenvolvedores de web nos últimos anos.

Segundo uma pesquisa feita pela CNN Brasil, em 2020, a busca por profissionais em tecnologia cresceu cerca de 670%. Mas não para por aí! Entre as 10 profissões mais procuradas do Brasil, quatro são voltadas para a área de tecnologia, sendo uma delas a de desenvolvedor.

Mas, afinal, o  que faz esse profissional ser um dos mais procurados no mercado de trabalho? É sobre isso que vamos falar no post de hoje!

Se você ama tecnologia, confira tudo sobre a área que mais cresce e promete ser um campo promissor para os próximos anos. Descubra como é na prática o trabalho dos desenvolvedores de site e suas oportunidades no mercado!

O que é um desenvolvedor de web?

Todos os dias você gasta horas na Internet, desde o momento que você atualiza o seu feed do Instagram até a hora que você lê um post como este. Mas antes de chegar tudo bonito e organizado aí na tela do seu computador ou smartphone, há um grande profissional nos bastidores que faz tudo isso acontecer.

Por trás das páginas que você acessa na Internet, está o desenvolvedor de web. Ele é responsável por deixar o site daquele jeito que você vê, arrumado e de fácil acesso. O profissional realiza toda a estrutura do site, desde o planejamento até a construção das páginas online.

Depois de criar um site, também é papel do desenvolvedor assegurar que o site funcione de acordo com o planejado e realizar as manutenções necessárias.

O que devo fazer para atuar na área de desenvolvedor?

Apesar das grandes oportunidades no mercado de trabalho, é preciso mais do que gostar do mundo virtual, é necessário investir em uma faculdade no Paraná com cursos de tecnologia e se especializar no assunto.

Se você se interessa pela área e quer atuar como desenvolvedor, o curso de desenvolvimento de sistemas pode ser a opção certa para você!

Ao decorrer da graduação, você tem a oportunidade de aprender a respeito das novas tecnologias e atuar nas áreas voltadas para desenvolvimento, como a de web. No curso, você desenvolve as habilidades necessárias para projetar, desenvolver, analisar, implementar e gerenciar sistemas.

Outra opção de graduação para quem deseja atuar na área de desenvolvedor é o curso de ciência da computação. Caso você não conheça bem esse curso e esteja se perguntando o que é ciência da computação, estamos aqui para atualizar você sobre o assunto.

Em resumo, a ciência da computação é a área que estuda o desenvolvimento dos programas. Durante a graduação, você aprende a programar e fazer a manutenção de softwares para computadores ou celulares.

A principal diferença entre ambos os cursos é que o primeiro é focado no planejamento de sistemas de automação e informação, enquanto no curso de ciência da computação, o objetivo central do estudo é o desenvolvimento de softwares e segurança da informação.

Com o diploma em mãos, você pode tanto atuar como desenvolvedor de web como também analisar softwares e diversas outras áreas voltadas para a tecnologia.

Mercado promissor: quais as oportunidades no ambiente digital?

“A internet é um campo aberto, muito pouco explorado. É preciso arriscar, o espaço aqui é livre”. ― Mark Zuckerberg

Como disse o grande criador do Facebook, uma das maiores redes sociais do mundo, a Internet é um campo livre, um mundo de oportunidades para os profissionais que querem se arriscar e mostrar suas habilidades!

Desde uma página de banco, um site institucional ou até um novo software, para colocar uma plataforma no ar, é preciso um profissional especializado no desenvolvimento. Por isso, o mercado é tão grande e promissor para quem deseja seguir atuando nas novas tecnologias!

A seguir, listamos três áreas de atuação do desenvolvedor que tendem a crescer nos próximos anos.