Curso de Pedagogia: conheça as principais áreas em alta

Curso de Pedagogia: conheça as principais áreas em alta

Leia este post e saiba as principais áreas de atuação da pedagogia que estão em alta no mercado de trabalho, qual é o perfil de um pedagogo e a melhor opção de curso de pedagogia (Semipresencial ou EaD) para você!

A Pedagogia no mercado de trabalho

Você vai se surpreender com as muitas opções disponíveis para um profissional de pedagogia no mercado de trabalho!

Se você pensa que um pedagogo tem como única opção as quatro paredes de uma escola, você está muito enganado.

Além das tradicionais e já muito conhecidas áreas de atuação da pedagogia, como docência no ensino infantil/fundamental, gestão escolar e a psicopedagogia, vamos listar algumas áreas que estão em alta para a pedagogia no mercado de trabalho:

• PEDAGOGIA EMPRESARIAL
    Em uma empresa, o pedagogo, junto com o setor de recursos humanos, é responsável por elaborar e executar treinamentos.
  • PEDAGOGIA HOSPITALAR
    No hospital, o profissional de pedagogia deve garantir a educação de crianças e adolescentes impossibilitados de frequentar a escola devido a problemas de saúde.
  • DESENVOLVIMENTO DE MATERIAIS DE ENSINO
    O pedagogo é requisitado em editoras para desenvolver materiais didáticos. O profissional deve elaborar um material que leve ao aluno o conteúdo curricular e desperte o interesse pela aula.
  • SOFTWARES EDUCATIVOS
    O pedagogo também pode atuar junto com um desenvolvedor de softwares na criação de jogos virtuais e/ou aplicativos educativos.
  • INDÚSTRIA DE BRINQUEDOS
    Nesse ramo o profissional de pedagogia orienta a criação de brinquedos e os classifica de acordo com a faixa etária.

O perfil do pedagogo

A educação é a base de toda a nossa sociedade, sendo assim, o profissional de pedagogia é extremamente fundamental. Saiba quais são algumas das características deste profissional tão importante para nosso desenvolvimento social:

• Atencioso
    O profissional de pedagogia deve ser atencioso, tanto para ensinar quanto para identificar possíveis déficits de algum aluno.
  • Empático
    A empatia é essencial para que o pedagogo possa realizar seu trabalho. Afinal, este profissional deve entender as particularidades do ser humano, sabendo atender as demandas de cada um.
  • Curioso
    O pedagogo precisa gostar de aprender! Portanto, é importante sempre adquirir conhecimento e investir tempo mantendo-se atualizado.
  • Vontade de melhorar a sociedade
    É importante que o profissional de pedagogia entenda a sua poderosa função em nossa sociedade. Pois assim ele se manterá sempre motivado e disposto a fazer um excelente trabalho, consciente do impacto das suas ações no mundo.

Paulo Freire é o pedagogo brasileiro mais conhecido e estudado, ele é um exemplo para muitos profissionais da área.

O melhor curso de pedagogia para você!

Você já sabe que as oportunidades de emprego aumentam com a graduação, sabe também onde conseguir financiamento estudantil, se preparou para o vestibular, e escolheu o curso de pedagogia pois é uma oportunidade de unir sua vocação e profissão. Agora só resta uma única pergunta: em qual universidade fazer a graduação em pedagogia?

Eu tenho a resposta certa para você, e eu vou mostrar o porquê!

A Universidade Tuiuti

A Universidade Tuiuti do Paraná conta com mais de 60 anos de experiência em Ensino Superior de qualidade.

O curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Tuiuti do Paraná é presencial, no turno da noite (ideal para quem precisa trabalhar e estudar), e tem duração de 8 semestres (4 anos).

A estrutura do curso é composta por três núcleos de aprendizagem que são o Núcleo de Atividades Lúdicas e Material Pedagógico – NAMP; Núcleo de Estudos e Pesquisas Educacionais – NEPE; e Laboratório de Pesquisas e Práticas Educacionais – LEPE.

Por que fazer uma graduação em pedagogia em Curitiba?

Você sabia que Curitiba é a segunda capital com menor taxa de analfabetismo do país? E adivinha quem são os responsáveis por isso? Pois é, os pedagogos. Afinal, é função do profissional de pedagogia alfabetizar a população.

Portanto fica claro que Curitiba tem pedagogos preparados e valorizados.

Outro indicativo das boas condições de trabalho para o profissional de pedagogia em Curitiba é a taxa de escolarização da população de 6 a 14 anos de idade, que na cidade de Curitiba essa taxa é de 97,6%.

A economia da cidade é mais um ponto positivo! O PIB per capita de Curitiba é um dos melhores do Brasil.

Por isso fazer uma graduação em pedagogia em Curitiba (Semipresencial ou EaD) é certamente uma ótima ideia! Mas, e por que a Tuiuti?