Tire suas dúvidas: Arquitetura é humanas ou exatas?

Tire suas dúvidas: Arquitetura é humanas ou exatas?

O planejamento adequado dos espaços urbanos, para melhor atender às necessidades dos seus usuários, é a missão do arquiteto urbanista. A diversidade de conhecimentos exigidos nesse processo atrai, para essa graduação, a atenção de pessoas que se interessam pelos aspectos técnicos, históricos, práticos e estéticos.

Apesar disso, antes de ingressar na universidade, ainda é comum que inúmeros estudantes questionem: afinal de contas, Arquitetura é humanas ou exatas? A resposta para essa pergunta pode ser decisiva na escolha de alguns, se ingressar ou não em uma universidade de Arquitetura.

Se você também tem essa dúvida, venha conosco e descubra a resposta na leitura deste post. Vamos lá!

Arquitetura: ciência social aplicada

Respondemos àquele questionamento sem maiores problemas: a Arquitetura faz parte das ciências sociais aplicadas, de acordo com Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Assim, ao lado de outros ramos do conhecimento como a Economia, o Direito e a Administração, a Arquitetura figura no segmento da ciência cujo enfoque está na sociedade, em seu estudo, análise e transformação.

Nova call to action

No entanto, você verá que a clássica divisão dos cursos entre humanas e exatas vem sendo flexibilizada pela exigência de interdisciplinaridade dos cursos. Dessa forma, é comum que estudantes de exatas se deparem com abordagens humanísticas, bem como os de humanas aprendam técnicas matemáticas e estatísticas. Tudo isso para a formação de profissionais mais completos.

Caráter multidisciplinar

Enquanto ciência social aplicada, a Arquitetura abrange o estudo de matérias caracterizadas pela multidisciplinaridade. Ao estudar o fenômeno da urbanização, o olhar do arquiteto é marcado pelos conhecimentos afins à sua área de atuação, de modo diferente do enfoque que seria dado por um advogado ou um jornalista, por exemplo.

Para que o curso atenda a este caráter multidisciplinar, a grade de faculdades de Arquitetura apresenta uma mescla de disciplinas das ciências exatas e das ciências humanas. Vejamos algumas delas:

História da Arquitetura e das Artes

A disciplina de História da Arquitetura e das Artes faz parte da grade das melhores faculdades de Arquitetura em Curitiba.

A análise de aspectos históricos e transformação da sociedade assume grande importância no estudo da Arquitetura. Ao revisitar o padrão arquitetônico de determinada época, o arquiteto pode, dali, extrair as percepções e conceitos estéticos que marcaram aquele período, e que podem servir de inspiração para o surgimento de novas ideias.