Tecnólogos podem fazer mestrado e doutorado?

Os cursos superiores de tecnologia são reconhecidos como uma graduação de nível superior desde 2002, com a publicação da Resolução CNE/CP 3, de 18 de dezembro de 2002.

Nessa Resolução, estão as diretrizes curriculares dos cursos superior de tecnologia, cujo objetivo principal é prover à sociedade formação profissional que prepare os cidadãos para atuar no mercado de trabalho em setores que demandam conhecimentos tecnológicos, não acadêmicos ou científicos.

Sendo cursos superiores, equivalentes aos bacharelados e licenciaturas, será que um tecnólogo pode fazer mestrado e doutorado?

O que cursos de tecnologia, bacharelados e licenciaturas têm de diferente?

Muitas pessoas ainda têm dúvidas quanto ao direcionamento de cada uma das modalidades de ensino superior atuais: bacharelados, licenciaturas e tecnólogos. Para compreender o motivo pelo qual todos são considerados cursos de nível superior, é preciso compreender a finalidade de cada um.

Um bacharelado visa formar profissionais aptos para o mercado de trabalho, contudo, possui uma carga extensa de disciplinas teóricas. Trata-se de uma formação plena, que engloba a preparação do aluno para ingressar inclusive na carreira acadêmica, com disciplinas de metodologia científica e afins.

A licenciatura, por sua vez, é voltada para a formação de docentes de ensino básico, fundamental e médio. Além das disciplinas que preparam o profissional para a área na qual vai ministrar aulas, a graduação também tem uma ampla variedade de disciplinas voltadas à didática.

Já os cursos de tecnologia, são voltados para a formação de empreendedores e profissionais capazes de inovar no mercado de trabalho, usando, para isso, a tecnologia disponível. Portanto, as disciplinas são práticas, visando o preparo do aluno para ingressar rapidamente em um mercado dinâmico e em constante evolução.

Agora que você já sabe a finalidade de cada modalidade de graduação, vamos à pergunta básica:

Tecnólogos podem fazer mestrado e doutorado?

A resposta é sim! O título de tecnólogo confere ao profissional total acesso a especializações lato e stricto sensu, sem restrições, desde que o diploma seja devidamente reconhecido pelo MEC.

Tudo o que você precisa fazer é identificar a instituição de ensino na qual pretende cursar mestrado e doutorado, verificar os programas e linhas de pesquisa e concorrer a uma vaga por meio de processo seletivo.

Normalmente, a seleção consiste na apresentação de um projeto de pesquisa, prova de proficiência em outros idiomas e entrevista. Em alguns casos, cabe a defesa do seu anteprojeto diante de uma banca avaliadora.

Alguns programas de doutorado só aceitam candidatos se estes tiverem alcançado o diploma de mestrado antes, mas essa regra não é rígida. Depende da instituição de ensino.

Ainda está com dúvidas em relação ao mestrado e doutorado? Clique aqui e conheça nossos programas de mestrado e doutorado!