Tecnólogo em Radiologia, vale a pena? Saiba tudo sobre o curso!

Tecnólogo em Radiologia, vale a pena? Saiba tudo sobre o curso!

Dentro do grande leque chamado de “área da saúde” existem diversos cursos interessantes. Cada um deles combina com um perfil específico de pessoas: desde estudantes que preferem a pesquisa de laboratório aos que querem entender a mente humana, cuidar de animais, focar sua atenção na saúde do sistema estomatognático.

Um desses campos é a Radiologia. O tecnólogo em Radiologia atende diversos públicos, podendo tratar enfermidades e dar suporte para que outros profissionais da área da saúde façam diagnósticos mais precisos e tomem melhores decisões.

Quer conhecer um pouco mais sobre o curso de Radiologia e o que é aprendido durante a graduação? Continue a leitura!

Como é a faculdade de Radiologia?

curso de Tecnologia em Radiologia é uma formação completa que permite que o estudante aprenda sobre as técnicas de imagem e radiação utilizadas para realizar o diagnóstico, tratamento e prevenção de diversas enfermidades.

Ao longo da formação os docentes apresentam para os alunos diferentes aspectos que circundam a atividade profissional, desde o manuseio dos equipamentos até o controle de qualidade de processos patológicos radiológicos, protocolos e práticas de biossegurança e principais atenções no atendimento ao público.

Podemos dizer que o curso de Tecnologia em Radiologia é focado na atuação profissional do estudante. Essa formação tem o objetivo de desenvolver profissionais competentes aptos a atuar em espaços nas quais o mercado mantém uma alta demanda.

Esse curso tem duração de 6 Semestres (3 anos).

Um guia para quem vai entrar na faculdade

O que é estudado no curso Radiologia?

Ao longo do curso de Tecnologia em Radiologia o estudante tem contato com os principais conteúdos que ele precisa conhecer para ser um profissional competente, ético e eficiente em suas atividades.

Assim, na graduação ele tem acesso a vários conteúdos que o permitem entender o funcionamento da Radiologia. Alguns exemplos são:

• Física Nuclear;
  • Imaginologia;
  • Eletromagnetismo.

Concomitantemente à parte prática, no curso de Tecnologia em Radiologia da Universidade Tuiuti os estudantes também aprendem sobre inglês instrumental, o que lhes garante destaque no mercado de trabalho.

No campo prático, o estudante tem aulas de Procedimentos Básicos em Saúde e disciplinas correlatas (incluindo aquelas relacionadas a exames específicos). Esses conteúdos orientam a atuação profissional no contato direto com o público e na realização de técnicas de imagem e radiação.

Como são as aulas no curso de Tecnologia em Radiologia?

Por ser uma formação mais prática e voltada para o mercado de trabalho, o curso de Tecnologia em Radiologia é uma graduação que divide sua carga horária entre conteúdos teóricos, aulas em laboratório e estágios supervisionados.

A teoria é a base de tudo. Ela permite que o estudante entenda o seu papel e a função de cada decisão que ele toma enquanto profissional. Assim, o primeiro passo para o desenvolvimento do aluno é a sala de aula.

Depois é necessário colocar essa teoria à prova e ver, na prática, como ela pode ser aplicada. É nesse momento que entram as aulas no laboratório para ilustrar e demonstrar princípios teóricos sendo aplicados.

Por fim, o estudante também precisa unir teoria e prática e aplicar ambas na sua atividade profissional. Essa é a função dos estágios supervisionados: o aluno atua como se fosse um profissional formado e tem liberdade para trabalhar, mas sempre contando com a supervisão de professores e orientadores.

Ao final da graduação o estudante está apto para aplicar, seguindo os princípios técnicos adequados, diversos procedimentos, como ultrassonografia, mamografia, quimioterapia e radiografia.