Acesse o conteúdo

Tecnólogo em Radiologia, vale a pena? Saiba tudo sobre o curso!

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Tecnólogo em Radiologia, vale a pena? Saiba tudo sobre o curso!

Dentro do grande leque chamado de “área da saúde” existem diversos cursos interessantes. Cada um deles combina com um perfil específico de pessoas: desde estudantes que preferem a pesquisa de laboratório aos que querem entender a mente humana, cuidar de animais, focar sua atenção na saúde do sistema estomatognático.

Um desses campos é a Radiologia. O tecnólogo em Radiologia atende diversos públicos, podendo tratar enfermidades e dar suporte para que outros profissionais da área da saúde façam diagnósticos mais precisos e tomem melhores decisões.

Quer conhecer um pouco mais sobre o curso de Radiologia e o que é aprendido durante a graduação? Continue a leitura!

Como é a faculdade de Radiologia?

curso de Tecnologia em Radiologia é uma formação completa que permite que o estudante aprenda sobre as técnicas de imagem e radiação utilizadas para realizar o diagnóstico, tratamento e prevenção de diversas enfermidades.

Ao longo da formação os docentes apresentam para os alunos diferentes aspectos que circundam a atividade profissional, desde o manuseio dos equipamentos até o controle de qualidade de processos patológicos radiológicos, protocolos e práticas de biossegurança e principais atenções no atendimento ao público.

Podemos dizer que o curso de Tecnologia em Radiologia é focado na atuação profissional do estudante. Essa formação tem o objetivo de desenvolver profissionais competentes aptos a atuar em espaços nas quais o mercado mantém uma alta demanda.

Esse curso tem duração de 6 Semestres (3 anos).

Um guia para quem vai entrar na faculdade

O que é estudado no curso Radiologia?

Ao longo do curso de Tecnologia em Radiologia o estudante tem contato com os principais conteúdos que ele precisa conhecer para ser um profissional competente, ético e eficiente em suas atividades.

Assim, na graduação ele tem acesso a vários conteúdos que o permitem entender o funcionamento da Radiologia. Alguns exemplos são:

  • Física Nuclear;
  • Imaginologia;
  • Eletromagnetismo.

Concomitantemente à parte prática, no curso de Tecnologia em Radiologia da Universidade Tuiuti os estudantes também aprendem sobre inglês instrumental, o que lhes garante destaque no mercado de trabalho.

No campo prático, o estudante tem aulas de Procedimentos Básicos em Saúde e disciplinas correlatas (incluindo aquelas relacionadas a exames específicos). Esses conteúdos orientam a atuação profissional no contato direto com o público e na realização de técnicas de imagem e radiação.

Como são as aulas no curso de Tecnologia em Radiologia?

Por ser uma formação mais prática e voltada para o mercado de trabalho, o curso de Tecnologia em Radiologia é uma graduação que divide sua carga horária entre conteúdos teóricos, aulas em laboratório e estágios supervisionados.

A teoria é a base de tudo. Ela permite que o estudante entenda o seu papel e a função de cada decisão que ele toma enquanto profissional. Assim, o primeiro passo para o desenvolvimento do aluno é a sala de aula.

Depois é necessário colocar essa teoria à prova e ver, na prática, como ela pode ser aplicada. É nesse momento que entram as aulas no laboratório para ilustrar e demonstrar princípios teóricos sendo aplicados.

Por fim, o estudante também precisa unir teoria e prática e aplicar ambas na sua atividade profissional. Essa é a função dos estágios supervisionados: o aluno atua como se fosse um profissional formado e tem liberdade para trabalhar, mas sempre contando com a supervisão de professores e orientadores.

Ao final da graduação o estudante está apto para aplicar, seguindo os princípios técnicos adequados, diversos procedimentos, como ultrassonografia, mamografia, quimioterapia e radiografia.

Leia também:

[CTA BANNER] - Curso Tecnologia em Radiologia

O curso de Radiologia é bom para você?

O tecnólogo em Radiologia é um profissional que precisa ter boas habilidades interpessoais. Ele se relaciona diretamente com os pacientes e deve levar em consideração suas necessidades psicológicas e físicas.

Somado a isso, o graduado no curso de Tecnologia em Radiologia deve ser capaz de interpretar resultados de exames, manter a segurança contra a radiação em seu ambiente de trabalho e sugerir diagnósticos.

Para isso, o tecnólogo em Radiologia deve se atualizar constantemente, ser curioso e respeitar os procedimentos mais adequados.

Se você se identifica com as práticas da Radiologia chamam sua atenção, com certeza a formação em Tecnologia em Radiologia combina com seu perfil.

O tecnólogo em Radiologia é um profissional requisitado?

O tecnólogo em Radiologia é um profissional muito requisitado, seja em hospitais, clínicas ou outros ambientes que comportem o maquinário para a realização de suas atividades com segurança.

Nos meses março e abril deste ano (2020) houve uma alta de vagas para tecnólogos em Radiologia. Isso aponta para uma tendência e mostra que ainda existe muito espaço para ser conquistado por profissionais com tal formação.

Para que você possa conhecer um pouco mais sobre a atuação do tecnólogo em Radiologia, recomendamos que leia nosso texto sobre 4 oportunidades de trabalho na área do curso e tire suas dúvidas sobre o assunto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *