Setor de eventos retoma crescimento e exige profissionais qualificados

Setor de eventos retoma crescimento e exige profissionais qualificados

Você gosta de planejar festas, confraternizações, seminários e outras ocasiões em que as pessoas se reúnem, debatem e celebram momentos importantes? Trabalhar com eventos pode ser a oportunidade de encontrar a carreira dos seus sonhos.

Esse é um setor que vem crescendo ao longo dos anos e exigindo cada vez mais que seus colaboradores estudem e se especializem.

Venha descobrir o quanto esse mercado de trabalho está crescendo, quais são suas demandas mais atuais e como a pós-graduação em eventos pode ajudá-lo a alçar voos mais altos!

Crescimento ao longo dos anos

Quem pensa em trabalhar com eventos pode ficar feliz com as perspectivas: o setor vem crescendo muito nos últimos anos. E esse crescimento do mercado de trabalho em eventos não é algo tão atual: de acordo com dados do SindBufê de 2015, o setor quintuplicou seu tamanho em 12 anos.

Mesmo em uma época de crise econômica, os empregos em eventos continuam sendo gerados e a tendência é que continue assim. A Associação Brasileira de Empresas de Eventos (Abeoc) aponta que o crescimento desse setor é de 14% ao ano.

Mas o profissional não pode contar apenas com uma boa projeção: é preciso estudar o mercado, compreender as perspectivas e descobrir onde estão as melhores oportunidades.

Especialização gera oportunidade

Um dos motivos para o sucesso desse setor nos últimos tempos, de acordo com o superintendente do Sebrae do Espírito Santo José Eugênio Vieira, é o surgimento de demandas específicas, como os buffets: “Hoje, podemos ver a ascensão dos ramos de alimentação integral, orgânica e vegana. Além disso, há o público com restrições alimentares, o que gera oportunidade para os produtos sem glúten e lactose.”, ele afirma.

Oferecer um serviço especializado, com um cardápio voltado a um público específico, é um dos segredos do sucesso para quem deseja trabalhar com eventos. Nos dias de hoje, o foco está nas comidas saudáveis ou que atendam a restrições alimentares, como as comidas sem glúten e sem lactose.

Também há espaço para quem faz eventos temáticos, em que o tema se espalha tanto pela decoração quanto pela mesa do buffet. Quanto mais específico for o serviço, mais ele vai se destacar entre os concorrentes – e mais o empreendedor e seus colaboradores vão ganhar com isso.

A importância dos estudos

Mas quem deseja ter um emprego em eventos não pode se basear apenas em boas ideias e um espírito empreendedor: a qualificação é muito importante.

Os profissionais dessa área devem procurar estudar para compreender as tendências do mercado, aprender a lidar com o cliente e desenvolver novas ideias que possam ser aplicadas em seus eventos.

Em uma pós-graduação em eventos, por exemplo, é possível se aprofundar de verdade nesse mercado, entender como ele funciona e bolar novos planos tanto para oferecer serviços quanto para colaborar em uma empresa ou abrir seu próprio negócio.

Na Universidade Tuiuti do Paraná, é oferecida a especialização em Gestão Estratégica de Eventos. Esse curso tem como objetivo capacitar profissionais para trabalhar nesse setor e abrange muitas áreas de conhecimento, como Turismo, Administração, Comunicação Social e Relações Internacionais.

Essa pós-graduação é direcionada tanto para quem já trabalha na área e deseja se aprofundar no assunto quanto para quem é de outro setor, mas quer direcionar e mudar sua carreira.

Quem se dedica a uma especialização tem mais chances de ter sucesso como profissional. Por isso, se você quer aproveitar o crescimento do setor de eventos, procure estudar e se especializar.

A Universidade Tuiuti do Paraná oferece muitos cursos de pós-graduação para quem deseja aprofundar seus conhecimentos e se aperfeiçoar para o mercado de trabalho. Venha saber mais!

Pós-graduação Tuiuti