Segunda graduação: a oportunidade de mudar de carreira

Segunda graduação: a oportunidade de mudar de carreira

Dedicamos uma boa parte da vida e dos nossos esforços a uma carreira, até que chega um momento em que percebemos que aquilo não é exatamente o que gostaríamos de fazer pelos próximos anos, mas essa não precisa ser uma situação de desespero.

Se você se vê nessa situação/se isso lhe parece familiar, saiba que isso é normal, que pode acontecer com qualquer pessoa e que é preciso ter calma, pois talvez tenha chegado a hora de fazer uma segunda graduação.

E vale a pena destacar que mudar de carreira não significa o fim, mas sim um novo começo, novos desafios e muitas outras possibilidades: mais conhecimento e um novo emprego. Enfim, uma guinada completa tanto na vida profissional quanto na vida pessoal!

Por outro lado, sabe-se o quanto, na maioria das vezes, é difícil concluir uma única graduação, imagina então uma segunda? São muitos os fatores envolvidos: vencer o medo da mudança, arcar com os custos das mensalidades, conciliar com o trabalho e até mesmo com a família.

No entanto, se você busca algo que realmente lhe traga satisfação e novas perspectivas de trabalho, é preciso vencer essas barreiras para seguir em frente. Assim, seja para fazer uma segunda licenciatura ou um bacharelado, contar com um bom planejamento pode facilitar o processo.

Por isso, ao longo do artigo você vai encontrar algumas dicas para se planejar, entre outras informações super úteis.

Como planejar o ingresso em uma segunda graduação?

Se você percebeu que chegou a hora de partir para uma segunda graduação, pesquise bastante sobre os cursos que lhe são de maior interesse, reunindo informações sobre o que se estuda, mercado de trabalho e áreas de atuação.

Descubra mais sobre a graduação EAD!

Tenha uma reserva de dinheiro

Para dar início a segunda graduação, é importante que você tenha uma reserva de dinheiro para o caso de ocorrer algum imprevisto como perda ou troca de emprego, mensalidades e trabalhos acadêmicos, entre outros.

Gestão de tempo

Ao tomar esse tipo de decisão, provavelmente, você terá que conciliar os estudos com o emprego e, em alguns casos, com a família. Por isso, é importante que você tenha uma agenda e organize as tarefas do dia a dia da melhor maneira possível. Além, é claro, de conversar com as pessoas mais próximas sobre a sua nova rotina.