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Saiba todo o potencial de uma faculdade de Estética

Universidade Tuiuti

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Saiba todo o potencial de uma faculdade de Estética

Seja por uma questão de saúde ou pelo desejo de se sentirem mais bonitas, as pessoas se submetem a diversos procedimentos no corpo ou no rosto.  A procura crescente abre boas perspectivas para o egresso de uma faculdade de Estética.

Muito além da identificação com a área, o campo de trabalho é bastante promissor para o recém-formado. A seguir, falaremos sobre os fatores que contribuem para um cenário tão favorável. Continue a leitura!

Entenda a regulamentação da profissão

O primeiro fator que justifica o potencial de uma faculdade de Estética é a regulamentação da profissão de estetacosmetólogo, que foi votada pelo Senado no fim de 2017.

De acordo com o texto aprovado, os profissionais da área serão subdivididos em duas categorias: técnicos em estética são os profissionais que, como o próprio nome sugere, finalizaram um curso técnico, ministrado por instituição habilitada.

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Em um segundo grupo, por sua vez, torna-se oficial a denominação de estetacosmetólogo para se referir aos egressos da faculdade de Estética e Cosmética. Entre outras funções, este tecnólogo responde tecnicamente pelos procedimentos realizados em centros de estética, ou seja, ele deve zelar para que eles obedeçam às normas de saúde e segurança vigentes.

Na prática, o egresso da faculdade de Estética é o responsável por definir as técnicas que serão utilizadas e o número de sessões necessárias para alcançar o resultado desejado. Ele também tem como responsabilidade a coordenação de pesquisas mercadológicas ou experimentais, com o objetivo de lançar ou aperfeiçoar  produtos.

Conheça os fatores que explicam o cenário favorável

O comportamento do consumidor brasileiro também ajuda a explicar o cenário favorável. Balanço publicado anualmente no site da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) aponta que, em 2017, o Brasil manteve a 4ª posição no ranking dos dez maiores mercados consumidores, com uma movimentação equivalente a US$ 32,1 bilhões.

Ao encontro desse bom desempenho, cita-se uma pesquisa feita pelo SPC Brasil que concluiu que, em tempos de recessão, os brasileiros preferem cortar gastos com lazer do que com beleza e higiene.

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O estudo revela que academias (11,3%), cosméticos (6,8%) e tratamentos em clínicas de estética (6,4%) são, respectivamente, os três itens dos quais as pessoas menos abrem mão em um cenário de corte de gastos.

É importante ficar atento, também, ao aumento da clientela masculina em clínicas de estética. Entre os homens, faz sucesso, por exemplo, o tratamento para tratar a calvície ou depilação para conter os fios da barba.

Preste atenção às oportunidades para o egresso de Estética e Cosmética

A análise desses indicadores nos permite concluir que existem inúmeras oportunidades para o egresso do curso de Estética e Cosmética.

São várias as clínicas, centros de estética e spas em atividade. Como algumas das características da formação em Tecnologia em Estética e Cosmética são a menor duração e a prioridade para aspectos práticos, a tendência é que o egresso desse curso seja absorvido rapidamente pelo mercado de trabalho.

Outro caminho possível é a abertura do próprio negócio, dando vazão à sua vocação empreendedora. Quem desejar, também pode atuar de maneira autônoma, prestando serviço para vários empregadores ou clientes de forma independente.

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