Saiba porque um grupo de pesquisa em uma pós é importante para o mercado de trabalho

Segundo o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), um grupo de pesquisa é o conjunto de pessoas reunidas de forma hierárquica — sendo o líder aquele que possui mais experiência —, com o intuito de compartilhar, debater ideias e desenvolver trabalho em torno de linhas de estudo de interesse comum aos envolvidos.

Entrar em um desses grupos  significa participar de uma experiência altamente enriquecedora, seja durante a graduação ou pós-graduação. Porém, você sabe qual a sua importância para o mercado de trabalho? Continue acompanhando este artigo e descubra!

Ampliação do networking

Trocar conhecimentos e pontos de vista, entrar em contato com professores e profissionais de outros cursos, são excelentes formas de construir um bom networking, e tudo isso é fácil de ser conquistado com um grupo de estudos. Um networking sólido poderá lhe garantir ótimas oportunidades de trabalho futuramente, portanto, não deixe de investir no relacionamento interpessoal com os integrantes do grupo.

Desenvolvimento da visão crítica

No grupo de estudos, você terá acesso a diferentes leituras, que o ajudarão a desenvolver um olhar diferenciado sobre os diversos temas e questões abordadas nos encontros. Além disso, o contato com as diferentes visões dos seus colegas e orientadores contribuirão para a construção de um pensamento mais crítico e analítico.

Aprofundamento no tema de interesse

Ao longo da sua especialização, você aprenderá um grande volume de conteúdos que impactarão positivamente em seu futuro profissional. Entretanto, dependendo da sua grade de aulas e do seu cronograma, não conseguirá se aprofundar em determinados assuntos.

Nesse contexto, um grupo de pesquisa poderá suprir essa lacuna, possibilitando uma investigação mais detalhada dos temas que despertaram seu interesse, enriquecendo ainda mais os seus conhecimentos.

Familiaridade com a prática de publicações

Frequentemente, as discussões feitas no grupo poderão render conteúdos suficientes para a elaboração de artigos, que poderão ser publicados em periódicos científicos. Tais pesquisas são altamente valorizadas pelo meio acadêmico, fator que somam muitos pontos positivos em seu currículo, seja ele voltado para o mercado de trabalho ou para a docência.

Preparação para o Trabalho de Conclusão de Curso

Escolher um tema de desenvolvimento do TCC é uma dor de cabeça para a maioria dos estudantes. Entretanto, ao fazer parte de um grupo de estudos, essa decisão se torna mais fácil e menos trabalhosa. Afinal, o aluno poderá aproveitar os diversos materiais utilizados nas reuniões como base para o trabalho, além de usar os debates feitos para enriquecer a sua argumentação.

Como você pode perceber, a participação em um grupo de pesquisa lhe trará inúmeros benefícios para a sua carreira, já que possibilitará o desenvolvimento de habilidades valorizadas no mercado, como a capacidade de liderar projetos, a versatilidade para se relacionar com diferentes perfis profissionais e a criatividade para ultrapassar o pensamento comum com ideias inovadoras. Portanto, assim que iniciar a sua especialização, procure ingressar em um grupo de estudos que contribua com seus objetivos.

Gostou deste conteúdo? Então, acesse o site da Universidade Tuiuti do Paraná e saiba como podemos lhe ajudar a construir uma carreira de sucesso!