Saiba o que faz o tecnólogo em design de interiores

Saiba o que faz o tecnólogo em design de interiores

Possui um olhar treinado para a ambientação de espaços? Ocupa-se durante horas visitando sites e lendo revistas com as principais tendências em design? Esses são bons indícios de que o curso de Design de Interiores é possível para você!

Mas você sabe o que faz um profissional da área? Muito mais que um decorador, o tecnólogo em design de interiores é aquele que alia cultura e tendências na criação de espaços bonitos e funcionais.

Assim, antes de embarcar de vez em uma faculdade de Design de Interiores, entenda o que um tecnólogo da área faz!

tecnólogo em design de interiores não é arquiteto ou decorador

As atribuições do egresso do curso de Design de Interiores, apesar de algumas similaridades, são distintas do arquiteto e do decorador de ambientes.

Segundo o Conselho Regional de Arquitetura do Piauí, o decorador é o profissional autodidata, que não precisa de uma formação específica para atuar. Trabalha na escolha de materiais de decoração e móveis visando à estética do ambiente.

Diferentes são as atividades do tecnólogo em design de interiores. Além da questão estética, ele se preocupa com a funcionalidade e conforto ambientais. Além disso, realiza o detalhamento mobiliário, atividade de planejamento de móveis por meio de cálculos e desenho técnico.

Nova call to action

Apesar das amplas atribuições, o designer, diferentemente do arquiteto, tem sua atuação restrita a atividades em ambientes internos. Ambos trabalham em conjunto para a entrega de um projeto que satisfaça ao cliente.

As principais atividades do tecnólogo

O egresso da faculdade de Design de Interiores executa essas, dentre outras atividades:

Elaboração de projetos de design de interiores

O profissional da área projeta espaços comerciais e residenciais de forma a atender às expectativas do contratante, levando em consideração critérios como conforto, ergonomia, acústica e iluminação. Ele faz desenhos técnicos prevendo como o espaço será melhor ocupado e faz o detalhamento dos móveis que comporão o ambiente.

Reconstrução de espaços

Um espaço pode precisar de uma releitura em seu layout, ou seja, de uma reorganização na forma como está arranjado. O designer de interiores sugere a redução e ampliação de espaços, ou executa-as, desde que isso não seja feito por meio de obras ou outra atividade de atribuição exclusiva de arquitetos ou engenheiros.