Saiba como funciona a especialização em Safety em Aviação

Saiba como funciona a especialização em Safety em Aviação

De acordo com a OACI (Organização de Aviação Civil Internacional), o Brasil cumpre mais de 95% das recomendações mundiais de segurança operacional na aviação civil. Isso significa que o país é o quinto no ranking dos que mais previnem acidentes aeronáuticos. E para manter essa classificação, existem diversos cursos especializantes voltados para capacitar e melhorar as competências dos profissionais da área, como a especialização de Safety em Aviação.

No conteúdo de hoje, você entenderá um pouco mais sobre esse curso, sua importância e quem pode se inscrever nele. Continue acompanhando este post e confira a seguir!

Entenda a importância dessa especialização

Para haver a prevenção de acidentes aeronáuticos, é imprescindível que os termos ‘safety’ e ‘security’ estejam alinhados. As duas palavras se traduzem como ‘segurança’, mas seus significados são ligeiramente diferentes nesse contexto. ‘Security’ se refere à forma segura de executar os atos lícitos dentro e fora dos aviões, como nos aeroportos. Já a palavra ‘safety’ diz respeito à segurança de voo.

O programa USOAP CMA (Universal Safety Oversight Audit Programme – Continuous Monitoring Approach) é o responsável por monitorar e regulamentar as normas e diretrizes em diferentes territórios, a fim de garantir a segurança de voo em todo o globo. Ou seja, cada nação investe à sua maneira em estratégias de segurança aeronáutica e, aqui no Brasil, realizar essa capacitação é uma dessas formas.

Descubra o que se estuda durante o curso

Normalmente, o currículo de curso da especialização de Safety em Aviação é dividido em módulos, sendo eles o CBPAA, CPAA, Metodologia, Fatores Humanos, Segurança Operacional e Aeronavegabilidade. Ao fim do curso, o estudante ainda precisa entregar um trabalho de conclusão para obter o certificado.

Nos primeiros dois módulos, o aluno estuda as formas de prevenção de acidentes aéreos. A etapa de Fatores Humanos aborda as relações interpessoais e possui matérias sobre tomadas de decisão e gerenciamento de equipes. O núcleo sobre Segurança Operacional aborda disciplinas como a Gestão de Crise e Pós Acidente. Já o módulo da Aeronavegabilidade, fala de assuntos que tratam da capacidade da aeronave em viajar com segurança no espaço aéreo.

Saiba quem pode se inscrever nessa capacitação

Como você deve imaginar, esse curso especializante é focado nos profissionais das áreas de Pilotagem Profissional, Ciências Aeronáuticas, Gerenciamento de Empresas Aéreas, Tecnólogo em Manutenção de Aeronaves e outras profissões que fazem parte do mercado aeronáutico. Diferentes universidades do país oferecem essa formação; cabe a você analisar qual delas lhe será benéfica e possui mais qualidade.

Conforme o que você acabou de ler, o assunto de prevenção em acidentes aeronáuticos tem ganhado mais relevância mundialmente. Sendo assim, é fundamental que os profissionais desse segmento invistam em uma capacitação como a Safety em Aviação para garantir que as normas de segurança de voo sejam cumpridas. Portanto, escolha a sua universidade de preferência e inicia já a sua especialização.

Agora que você entendeu como funciona o curso de Safety em Aviação, não perca tempo e baixe agora este ebook e descubra como se destacar no mercado de aviação!

Nova call to action