Relações sobre o plano de carreira e uma pós

Relações sobre o plano de carreira e uma pós

Seja qual for o campo de atuação que você está tentando seguir, certifique-se de ter seu plano de carreira bem traçado. Ter um roteiro elaborado que leve em consideração as importantes decisões que devem ser tomadas para alcançar seu lugar de sucesso profissional é fundamental. O plano de carreira auxiliará você a entender quais conhecimentos, habilidades, características pessoais e experiências são necessários para que um profissional ganhe uma promoção ou seja transferido rapidamente para aquele tão sonhado departamento da empresa onde trabalha.

Estes processos permitem que cada pessoa de uma equipe compreenda seu verdadeiro valor agregado à organização. Mas um funcionário só avança quando entende como seu trabalho e os resultados solicitados de sua contribuição “se encaixam” dentro dos objetivos gerais de seu departamento ou unidade de trabalho.

Como desenvolver um caminho de carreira

Desenvolver um caminho para sua carreira não parece ser difícil, mas é preciso reconhecer que atingir o objetivo, exigirá disposição para transferências de departamento e participação em processos de promoções dentro da empresa que trabalha.

Veja o rápido passo-a-passo de como elaborar um plano de carreira:

1. Dê uma olhada no seu currículo e tente encontrar pontos em comum entre as  experiências profissionais que mais obteve rendimento e satisfação.
  2. Pesquise na rede social Linkedin, perfis de profissionais e posições em empresas onde deseja atuar num futuro próximo.
  3. Em seguida, comece a elaborar um roteiro de cargos e departamentos que deverá passar para que você atinja seu objetivo.

Alcançar a posição desejada também requer que você desenvolva habilidades, busque oportunidades de desenvolvimento para funcionários e obtenha certas experiências à medida que avança em sua carreira por meio de sua organização.

Considere uma pós-graduação

Quando estiver planejando sua trajetória de carreira, o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, satisfação no trabalho e o crescimento são considerações importantes a serem feitas. Estes pontos também devem ser analisados, caso você esteja considerando um curso de pós-graduação, escolhendo uma nova àrea de atuação ou iniciando no mercado de trabalho.

Tendo em vista seus interesses e objetivos, considere se está seguro para começar um curso, a partir da seguinte pergunta: “Existe uma lacuna na força de trabalho no mercado, que poderei preencher com o meu certificado de pós-graduação?” Se você está optando por esse caminho, pense em como isso o ajudará. Não hesite em seguir o caminho que parecer mais seguro para o seu momento.