Qual o perfil do profissional de Medicina Veterinária?

Qual o perfil do profissional de Medicina Veterinária?

Durante o Ensino Médio, o tema central dos bate-papos é sempre  “já sabe qual curso você quer fazer?”. Isso parece ser um pesadelo para quem ainda não tem uma resposta, e geralmente é o caso da maioria dos estudantes do 3º ano, que apesar de estarem na iminência de concluir a fase colegial, ainda estão inseguros sobre qual carreira seguir.

É absolutamente normal que nos sintamos um pouco confusos nessa fase, mas se por algum motivo a Faculdade de Medicina Veterinária é uma escolha que passa pela sua cabeça, é uma boa ideia procurar entender os desafios e as características do profissional da área, bem como verificar se você tem o perfil do médico veterinário. Será que é essa a sua profissão? Vamos conferir!

Atributos

Claro, ser apaixonado por animais é o atributo número um para ingressar na área, mas infelizmente essa não é a única qualidade  para o exercício das funções dessa carreira.

Por isso, você precisa analisar todos os traços de personalidade que compõem a rotina de um médico veterinário. São alguns deles:

Controle Emocional

Este profissional tem de lidar frequentemente com questões emocionais que podem aflorar justamente em virtude de o Médico Veterinário atuar em situações onde os animais estão com problemas de saúde. Casos como traumatismos ou feridas expostas são extremamente recorrentes, sejam acidentais ou por conta de maus-tratos, e normalmente geram comoção. Ter sangue frio (para analisar os casos de forma imparcial e encontrar a melhor saída médica)jogo de cintura controle emocional fazem parte do perfil do médico veterinário.

Disponibilidade e prestatividade

Assim como acontece na Medicina tradicional é perfeitamente comum que ocorram situações emergenciais fora do horário de serviço habitual (como madrugadas, finais de semana e feriados), portanto, o médico veterinário deve estar sempre a postos para atender este tipo de urgência.

Comprometimento

Esta é uma carreira que demanda paixão, responsabilidade e sacrifícios. A jornada pode ser exaustiva, desde durante a faculdade até na jornada profissional. . Se você realmente quer ser um médico veterinário, precisa ser um bom aluno e se comprometer a dedicar o seu tempo ao aprendizado e à prática veterinária.