Qual o perfil das áreas de graduação?

Qual o perfil das áreas de graduação?

Entramos no segundo semestre e o que muitos desejam neste momento é iniciar os estudos em uma faculdade. No entanto, dúvidas e receios permeiam a mente de quem deseja estudar, diante de uma importante escolha. Curso de Humanas, curso de exatas, curso de saúde. Você sabe dizer, qual deles te agrada?

Descubra neste post, qual área de graduação tem a ver com você e, assim, comece a se preparar para o vestibular.

Perfil do curso de Humanas

Estudos voltados para o homem no relacionamento social, analisando os aspectos que rodeiam o ser humano, como, por exemplo, a orientação política, classe social e preferências culturais, são pontos característicos do perfil do curso de Humanas.

Faculdade de Administração, Direito, Psicologia, Gestão de Recursos Humanos e Design de Interiores são algumas das possibilidades de atuação na área.

O estudante que escolher a área de Humanas, deve gostar de ler, ter domínio da linguagem escrita, visão abstrata, assim como trazer em si um espírito crítico e questionador.

Perfil do curso de Exatas

A ciência de Exatas está relacionada a resolução de problemas da área de tecnologia, por meio de cálculos e raciocínio lógico que resultam em valores precisos.

Cursos da área de Exatas, como Engenharia Civil, Engenharia Mecânica, Farmácia e Ciências Contábeis são alguns exemplos de carreira.

Resolver problemas, contas de matemática, gostar de desafios e inovações são alguns dos requisitos do aluno da área. Além disso, o conhecimento em inglês é desejável, visto que muitos termos que envolvem o trabalho são da língua estrangeira.

Perfil do Curso de Saúde

Cursos da área Biológica ou da Saúde, têm como objetivo cuidar da saúde, bem como reduzir seu sofrimento, além de ser responsável por salvar vidas. Tomadas de decisão, lidar com adversidades e trabalhar sob pressão são tarefas dos profissionais da área.

Os campos de atuação são amplos visto que se pode cuidar tanto de pessoas, como de animais, como no caso da Medicina Veterinária.

Os cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Biomedicina e Nutrição, são cursos desafiadores da área de Saúde.

Ter o lado humano e empático aflorados, assim como trabalhar pelo bem-estar do próximo e gostar de estudar constantemente, estão entre as características do perfil esperado do estudante da área de saúde.

Mercado de trabalho atualmente

O mercado de trabalho é sempre desafiador, isso porque algumas profissões atravessam um momento de descobertas e atualizações, onde umas surgem e outras ficam obsoletas.

A tecnologia elaborada pelo homem, tende a ocupar algumas áreas feitas pelo trabalho humano, por meio da Inteligência Artificial e, com isso, exige uma recolocação profissional para aquele que busca se manter empregado.

No entanto, com a força que a internet tem hoje, algumas profissões já podem se adaptar ao novo formato e profissionais como web designers e contadores podem trabalhar em home office.

Estudos atualizados mostram que, assim como ter conhecimentos de uma segunda língua, como o Inglês, é importante, conhecimentos intermediários de Excel, hoje em dia, é requisito básico.

Tanto para trabalhar com carteira assinada ou como empreendedor, investir nos estudos é a chance que você tem de no futuro trabalhar com o que gosta de fazer.

Mesmo em tempos de crise, os profissionais qualificados são os que se destacam aos olhos do contratante, bem como são os graduados que possuem chances de melhores salários.

Vantagens de estudar em uma boa faculdade

A saber, a faculdade prepara o estudante para o mercado de trabalho, por meio da vivência prática, que possibilita ao graduando segurança ao exercer a profissão. Além disso, estimula o trabalho em equipe, produtividade, senso de organização e liderança.

A troca de experiências com professores e outros estudantes amplia seu networking, assim como beneficia o aluno a construir uma carreira sólida e a longo prazo sua estabilidade financeira.

Você conquista o seu espaço por meio de ideias próprias formadas com conhecimento e conteúdo lógico, como resultado de seu crescimento pessoal.

Sem contar que o conhecimento liberta e eleva aquele que opta pelos caminhos do estudo.