Qual faculdade devo fazer para abrir meu próprio negócio?

Qual faculdade devo fazer para abrir meu próprio negócio?

Há quem atribua o espírito empreendedor a uma vocação ou talento nato. E isso pode até ter um fundo de verdade uma vez que algumas pessoas têm mais inclinação para o empreendedorismo do que outras. No entanto, fazer uma faculdade é fundamental para construir um negócio de sucesso desde a base.

O objetivo do curso de Empreendedorismo é justamente combater a ideia de que é preciso apenas uma boa ideia para abrir uma empresa. Esse tipo de formação evita, inclusive, que o negócio feche as portas ainda antes de completar cinco anos.

A importância do ensino superior para quem quer empreender

De acordo com o estudo de Sobrevivência das Empresas no Brasil feito pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a taxa de estabilidade dos negócios no país nos dois primeiros anos tem aumentado. O levantamento mostra que mais de 76% dos empreendimentos sobrevivem.

No entanto, as microempresas são as que têm uma maior taxa de morte em um intervalo relativamente curto de tempo. Um dos principais motivos apontados pelo levantamento para a falência prematura é a falta de preparo e atualização do empreendedor.

O mote do negócio pode realmente ser incrível, mas nenhuma empresa se sustenta apenas com a vontade de se obter sucesso. Quem estuda a fundo o mundo dos empreendimentos sabe o quê e como fazer. São pessoas com a verdadeira visão do negócio no seu todo, pois receberam ferramentas para tal.

É necessário saber construir um plano de negócios realista, definir objetivos, lidar com impostos e conhecer a fundo a estrutura de uma empresa, seja ela de pequeno, médio ou grande porte.

E mesmo que o candidato a empresário já tenha feito algumas formações no passado, deve estar atento às atualizações. Mudam os tempos, as estratégias e quem não estiver por dentro com práticas e ações consistentes, fica para trás.

Como funciona o curso de Empreendedorismo

O curso de Empreendedorismo surgiu para preencher uma lacuna do mercado no que diz respeito à formação de empresários. A graduação tem uma duração média de 24 meses e garante um diploma de tecnólogo.

Como todas as graduações nesse formato, a formação em tecnólogo tem a vantagem de ser curta e extremamente voltada para a prática. Ou seja, o estudo tem um importante embasamento teórico, mas é direcionado para como os futuros profissionais poderão aplicar aqueles conhecimentos de imediato.

As disciplinas do curso abordam desde questões relacionadas à liderança até conteúdos do foro financeiro, passando por técnicas de análise de mercado. Confira algumas das matérias que podem ser encontradas na matriz curricular:

• Desenvolvimento de Equipes de Alto Desempenho;
  • Plano de Negócios;
  • Projeto de Empreendedorismo Global;
  • Administração Estratégica;
  • Análise de Viabilidade Econômico-Financeira;
  • Contabilidade Gerencial;
  • Direito Empresarial;
  • Fundamentos de Marketing;
  • Gestão de Custos e Preços;
  • Matemática Financeira.

Uma possibilidade para quem tem algum receio do tempo que os estudos podem ocupar é fazer uma graduação em Empreendedorismo a distância. Essa modalidade de ensino permite ter flexibilidade para administrar o processo de aprendizado da maneira que for mais conveniente. É perfeita para quem já está no mercado de trabalho ou já tem um negócio em mãos e precisa conciliar todos os horários.

Através de uma plataforma digital, o aluno tem acesso às aulas, atividades e contato com os professores para fazer questões e esclarecer dúvidas. Os encontros presenciais necessários para provas e entrega de trabalhos são anunciados com bastante antecedência, permitindo a possibilidade de se planejar.

Outro ponto importante a ressaltar é que uma graduação EaD tem a mesma validade que uma graduação presencial. Os parâmetros para reconhecimento pelo Ministério da Educação são iguais e seguem critérios rigorosos.

Portanto, desde que instituição escolhida seja autorizada e o curso reconhecido pelo MEC, o diploma válido e a qualidade do ensino estão garantidos. Essa informação pode ser facilmente confirmada no Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior

Onde fazer um curso de Empreendedorismo em Curitiba

Cursar Empreendedorismo passou a ser prioridade para você depois de ler esse artigo? Então está na hora de procurar uma instituição de ensino renomada para receber a melhor formação e aplicá-la na criação do seu próprio negócio.

Pensando em quer investir no conhecimento, a Universidade Tuiuti do Paraná abre as portas ao ensino superior a distância em 2020 e lança a sua oferta de graduações EaD. Entre elas, está o de Tecnologia em Empreendedorismo, ofertado no pólo Barigui, especialmente direcionado para futuros empreendedores, mas também para quem busca novos horizontes para uma empresa já existente.

A Tuiuti é uma das melhores universidades particulares do Paraná, segundo a avaliação do Ministério da Educação. Estudar em uma instituição com todas essas credenciais é ter um diploma que abre portas onde quer que você vá.

Com o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), toda a dinâmica entre alunos e professores é facilitada. Ainda há um tutor que faz a mediação e garante a fluidez do processo de ensino. A interação é garantida através de chat, atividades em grupo, mas também por conta dos encontros presenciais previstos agendados para a 9ª semana de cada módulo.

Todas essas vantagens, e o alto padrão Tuiuti, estão disponíveis por um preço que cabe no seu bolso. Pense como os vencedores e garanta o sucesso da sua empresa, e o seu, investindo em conhecimento.