Qual é o futuro do jornalismo?

Qual é o futuro do jornalismo?

Com a redução dos jornais impressos e outros veículos de comunicação tradicionais, o mercado de trabalho para o jornalista tem mudado bastante nos últimos anos. E isso significa que o jornalista está expandindo suas possibilidades de atuação para novas áreas, criando novos mercados.

Por isso, se você já pensou em fazer uma faculdade de Jornalismo, mas tem dúvidas sobre a área, não perca esse post. A seguir, apresentamos algumas das atuais possibilidades de carreira para o jornalista. Confira!

Jornalismo digital

Com o avanço da internet, a forma de consumir informações mudou e, com isso, novas oportunidades surgiram para os jornalistas. Por isso, o Jornalismo Digital tem grande destaque entre as possibilidades de atuação profissional.

A essência do trabalho continua a mesma: apurar, organizar e divulgar informações. Mas as formas de fazer isso se tornaram muito mais amplas e deram oportunidades para o jornalista inovar e atrair os leitores que já estão habituados com a tecnologia. Em uma mesma matéria, por exemplo, é possível utilizar imagens, vídeos, infográficos, dados gerados por computador, entre outros.

Nova call to action

Jornalismo institucional

A comunicação institucional, aquela que acontece dentro das organizações, tem ganhado mais força nos últimos anos. Aqui, o papel do jornalista é utilizar os métodos e técnicas da área para mediar a relação entre a instituição e as pessoas que fazem parte dela.

Da mesma maneira, divulgar informações de interesse das pessoas continua sendo a missão do Jornalismo. A forma de fazer isso nesse caso é por meio da elaboração de canais internos de comunicação a exemplo de jornais e revistas institucionais, newsletters e murais.

Assessoria de imprensa

Assim como o Jornalismo Institucional, a assessoria de imprensa tem ganhado importância nas organizações. O papel de um assessor é mediar a relação entre seu cliente e os veículos de comunicação. Esse cliente pode ser, por exemplo, uma empresa, um artista ou uma Organização Não-Governamental (ONG).

O objetivo do assessor de imprensa é usar estratégias comunicacionais para cuidar da manutenção da imagem do cliente perante a sociedade. Esse trabalho é importante para gerar reconhecimento, enfrentar crises de imagem e muito mais.