Acesse o conteúdo

Qual é o futuro do jornalismo?

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Qual é o futuro do jornalismo?

Com a redução dos jornais impressos e outros veículos de comunicação tradicionais, o mercado de trabalho para o jornalista tem mudado bastante nos últimos anos. E isso significa que o jornalista está expandindo suas possibilidades de atuação para novas áreas, criando novos mercados.

Por isso, se você já pensou em fazer uma faculdade de Jornalismo, mas tem dúvidas sobre a área, não perca esse post. A seguir, apresentamos algumas das atuais possibilidades de carreira para o jornalista. Confira!

Jornalismo digital

Com o avanço da internet, a forma de consumir informações mudou e, com isso, novas oportunidades surgiram para os jornalistas. Por isso, o Jornalismo Digital tem grande destaque entre as possibilidades de atuação profissional.

A essência do trabalho continua a mesma: apurar, organizar e divulgar informações. Mas as formas de fazer isso se tornaram muito mais amplas e deram oportunidades para o jornalista inovar e atrair os leitores que já estão habituados com a tecnologia. Em uma mesma matéria, por exemplo, é possível utilizar imagens, vídeos, infográficos, dados gerados por computador, entre outros.

Nova call to action

Jornalismo institucional

A comunicação institucional, aquela que acontece dentro das organizações, tem ganhado mais força nos últimos anos. Aqui, o papel do jornalista é utilizar os métodos e técnicas da área para mediar a relação entre a instituição e as pessoas que fazem parte dela.

Da mesma maneira, divulgar informações de interesse das pessoas continua sendo a missão do Jornalismo. A forma de fazer isso nesse caso é por meio da elaboração de canais internos de comunicação a exemplo de jornais e revistas institucionais, newsletters e murais.

Assessoria de imprensa

Assim como o Jornalismo Institucional, a assessoria de imprensa tem ganhado importância nas organizações. O papel de um assessor é mediar a relação entre seu cliente e os veículos de comunicação. Esse cliente pode ser, por exemplo, uma empresa, um artista ou uma Organização Não-Governamental (ONG).

O objetivo do assessor de imprensa é usar estratégias comunicacionais para cuidar da manutenção da imagem do cliente perante a sociedade. Esse trabalho é importante para gerar reconhecimento, enfrentar crises de imagem e muito mais.

Veja também:

Marketing de conteúdo

O Marketing de Conteúdo não surgiu exatamente com o crescimento da internet, mas com certeza ganhou força nas mídias digitais e representa grandes oportunidades para os jornalistas. Afinal, a matéria-prima da área é a elaboração de conteúdos de relevância para um público específico em sites, blogs, redes sociais etc.

As possibilidades de atuação estão nas agências de marketing e mesmo de forma autônoma atendendo diversos clientes por conta própria. Até mesmo grandes veículos de comunicação como Folha e New York Times já criaram setores de marketing de conteúdo para atender empresas.

Empreendedorismo

Como você pode ver, a necessidade da ação do jornalista continua existindo, principalmente em um momento no qual temos muita informação disponível e precisamos ter certeza da veracidade dos fatos. Um dos grandes desafios para a área hoje, portanto, é a criação de novos modelos de negócios que atendam os perfis dos atuais consumidores de informação.

Por isso, muitos jornalistas têm criado seus próprios negócios e testado modelos como financiamento coletivo. Pelo mesmo motivo, encontrar disciplinas sobre empreendedorismo na faculdade de Jornalismo deverá ser cada vez mais comum.

Nesse post, você viu que, de fato, o mercado de trabalho para o Jornalista passa por grandes transformações. Mas isso não significa que a profissão vai deixar de existir. Por isso, se você considera fazer vestibular para faculdade de Jornalismo, não deixe de avaliar as opções de carreira como as que acabamos de apresentar.

Agora que você sabe mais sobre o futuro do Jornalismo, assine a newsletter da Universidade Tuiuti e receba mais dicas de sucesso para sua carreira diretamente no seu e-mail!

UTP Ebook Jornalismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *