Qual é a importância da especialização para o mercado?

Qual é a importância da especialização para o mercado?

Tanto para quem já está empregado para quem está procurando por uma recolocação no mercado de trabalho, muitos parecem já ter percebido a importância da especialização após um curso de graduação. Seja um mestrado, pós-graduação ou MBA, o mercado está cada dia mais competitivo e um certificado a mais pode ser a diferença entre conseguir a vaga de emprego ou uma promoção e aumento salarial.

Com a importância da especialização na profissão, hoje já há até mesmo para os que não dispõe de muito tempo, tendo que se dedicar entre o trabalho, família e estudos. Algumas universidades já oferecem aulas mensais durante um ou dois finais de semana. Além daquelas que oferecem um suporte total online, com videoaulas e profissionais capacitados para solucionar dúvidas através de chat, fórum ou e-mail.

Melhor remuneração

As empresas estão se mostrando dispostas a pagar mais por profissionais melhores qualificados, valorizando aqueles que buscam estar sempre se atualizando. Um curso de especialização também abre portas para os que buscam cargos mais elevados, como de supervisão, coordenação e até mesmo gerência.

Hoje em dia a experiência profissional ainda é muito valorizada, entretanto com o avanço da tecnologia e meios de comunicação, as pessoas têm que se adaptar a mudanças constantes que implicam diretamente na função desempenhada. Nem sempre a vivência no ambiente de trabalho é suficiente para suprir a nova demanda e os novos consumidores, que estão em busca de produtos e serviços que melhor os atende.

Segundo pesquisa desenvolvida pela Catho, um curso de especialização é responsável pelo aumento considerável no salário, em alguns casos da média de R$5.800,00 para R$9.300,00. Um funcionário melhor capacitado pode mostrar seu diferencial e ser reconhecido, sendo promovido para uma vaga melhor em sua área ou até mesmo ganhar aumento salarial acima do previsto.

Atrativo no currículo

Consequentemente um aperfeiçoamento pode ser incluído em seu currículo, sendo um diferencial para os que estão buscando uma recolocação. Um profissional melhor qualificado terá maiores chances de ser chamado para processos seletivos, podendo até mesmo escolher a vaga e em que empresa quer trabalhar.

As empresas estão disponibilizando vagas mais específicas e reclamam que há pouco profissionais no mercado para preenchê-las. Essas vagas contam com melhor remuneração e plano de carreira, normalmente em empresas grandes com chance de crescimento certa.

Marketing pessoal

Há possibilidades de especialização de modo presencial, semipresencial e não presencial (EAD), entretanto as que colocam os alunos para interagirem acabam sendo atrativas pela possibilidade de networking (rede de contatos), ou seja, conhecer outros profissionais com o mesmo interesse e até mesmo conseguir uma mudança de emprego ou uma indicação através deles.

Além disso, usualmente é necessário um trabalho de conclusão, que deve possuir uma problematização e solução. A pesquisa realizada não deixa de contar como uma experiência e pode ser utilizada como case de sucesso, sendo relevante a discussão a respeito durante uma entrevista de trabalho com o intuito de demonstrar seus conhecimentos e o que você pode fazer pela empresa.