Acesse o conteúdo

Qual curso precisa ser feito para se tornar piloto de avião? – Tuiuti

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Qual curso precisa ser feito para se tornar piloto de avião? – Tuiuti

Sobrevoar as nuvens, ter o céu como escritório e levar pessoas e coisas a um novo destino por um caminho sem trânsito, em que a vista é mais bonita: esse é o trabalho do piloto de avião!

É claro que essa é uma visão bastante romântica de todas as atividades que esse profissional tem como sendo de sua responsabilidade, mas sem dúvida nenhuma, é essa a visão que muitos têm quando falamos sobre a vida de um piloto de avião comercial.

Quem nunca olhou para o céu e se deparou com um avião voando entre as nuvens e, de repente, sentiu aquele desejo de estar dentro dele, não é mesmo? 

Se você já pensou em transformar esse desejo em uma profissão e quer saber como ser piloto de avião, este post é para você! Vamos lhe contar tudo o que você precisa saber para ser um piloto de avião e ter a sua licença de piloto comercial!

Confira neste conteúdo:

Vamos lá?

O que faz um piloto de avião?

Um piloto de avião tem por responsabilidade conduzir uma aeronave dentro de uma rota, garantindo a segurança de todos os envolvidos. 

Poderia ser algo relativamente simples, mas não é! Para que ele garanta um percurso seguro, é necessário muita responsabilidade. Esse profissional precisa ter conhecimento de rota, clima, altitude, combustível, ser capaz de identificar problemas relacionados à aeronave e muito mais coisas relacionadas ao transporte de cargas e pessoas. 

Embora, nos dias atuais, existam aeronaves super modernas, é importante que o piloto conheça inúmeros processos mais manuais para corrigir incidentes ou problemas que possam ocorrer durante uma rota, por exemplo. 

Durante o trajeto, o piloto deve garantir que tudo esteja funcionando perfeitamente e acompanhar as condições climáticas para tomar as ações necessárias para que o impacto dentro da aeronave seja o menor possível. 

Antes mesmo da data da decolagem, o piloto deve realizar algumas atividades, tais como:

  • Realizar verificações nos sistemas operacionais da aeronave (motores, radares, sistemas de navegação, controles, rádio de controle etc.).
  • Criar e ajustar os planos de voo considerando o destino e o tipo de aeronave a ser pilotada (não, as aeronaves não são todas iguais) e outros.  

Durante voo e após, também são necessárias diversas atividades, como: 

  • Garantir que a carga não exceda o limite da aeronave;
  • Calcular a quantidade de combustível necessária para o trajeto;
  • Verificar as condições meteorológicas e tráfego aéreo antes e durante o voo, para realizar mudanças de rota quando necessário;
  • Trabalhar com a tripulação;
  • Preencher relatórios sobre o voo e o estado da aeronave após chegar ao destino. 

Ou seja, a vida dos pilotos é corrida e repleta de responsabilidades, e nós não podemos nos esquecer de que, via de regra, essa pessoa está levando diversas vidas dentro da aeronave. Então, embora esse profissional tenha que ter um certo espírito aventureiro, também precisa ser uma pessoa detalhista e bem responsável.

Antes de seguir e falar como você pode ser um piloto de avião (daqueles grandes, sabe?), você terá de passar por algumas experiências. 

Provavelmente, você irá começar como um piloto particular e, então, conforme o seu desempenho e acúmulo de horas de voo somados ao conhecimento que você terá de adquirir de cada tipo de aeronave, poderá caminhar em direção aos seus objetivos. 

Geralmente, a ordem é: piloto privado, piloto comercial e, então, piloto de linha aérea. Aliás, também podemos incluir aqui os instrutores de voo, que são os profissionais que buscam formação com foco em desenvolver outros pilotos. 

É claro que cada um pode ter uma jornada diferente, mas é importante ter em mente que, embora a área busque, constantemente, profissionais qualificados ao redor do mundo, existe um caminho árduo (com muitas horas de voo) a ser percorrido. 

Veja também:

E-book Reserva Financeira

Como ser um piloto de avião?

Você precisa ingressar em um curso de piloto de avião, como pilotagem de aeronaves ou uma graduação em aviação civil.

Atualmente, existem cursos por módulos e tipos de pilotos e cursos mais completos, em que você aprende toda a teoria necessária e, também, a prática para sair do curso já para o mercado. 

Embora cada curso tenha uma grade específica, via de regra, você irá aprender disciplinas como Sistema de Aviação Civil, Meteorologia e Regulamento de Tráfego Aéreo. 

Os cursos mais completos já oferecem as aulas práticas, que te permitirão cumprir as 150 horas mínimas de voo exigidas pela ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para iniciar como piloto comercial. Isso já inclui voo solo em máquinas, noturnos e outros.

Válido lembrar que essas 150 horas de voo são mínimas e que muitas empresas exigem bem mais do que isso, algumas exigem 500 ou até 1000 horas! 

Lembrando que, para cada tipo de aeronave que você desejar pilotar, é necessário que você tenha uma habilitação específica. 

E tudo isso pode te levar a uma pergunta que não quer calar: 

Quanto ganha um piloto de avião?

Quanto ganha um piloto de avião é a pergunta de milhões! E a resposta é: depende! O salário de um piloto, iniciante, é em torno de R$ 5.000,00 e varia conforme a posição do piloto e a experiência, mas pode, facilmente, ultrapassar os R$ 15.000,00. 

O mercado da aviação emprega 11 milhões de pessoas, e se você levar em consideração que 57% de todos os turistas do mundo usam o transporte aéreo para viajar, podemos assumir que é um mercado que movimenta muito dinheiro, não é verdade? 

O Brasil conta com 99 aeroportos em operação ativa e 839 mil empregos gerados, e o mercado está se desenvolvendo ainda mais no pós-covid. 

De acordo com dados da ANAC, embora o setor ainda não tenha conseguido superar os números de 2019 (pré-pandemia), o crescimento está voltando! Até o mês de maio de 2022, foi possível identificar um crescimento de 367% na demanda de passageiros (47% a menos do que em 2019). 

E então, conseguiu entender um pouco melhor como fazer para entrar no mercado da aviação? 

Se esse é o seu sonho, nós damos todo o apoio! Aliás, se você está em busca de algo novo, aproveite para conferir este post aqui do blog: Como se programar para os custos de uma formação acadêmica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *