Quais são as semelhanças entre pós e MBA?

Quais são as semelhanças entre pós e MBA?

Normalmente, quem busca se qualificar profissionalmente sofre com as constantes dúvidas e pesquisas sobre as mais diversas formas de enriquecer seu currículo, busca encontrar maneiras de agregar valor às suas experiências pessoais e profissionais. Pensando nisso, você sabe quais são as semelhanças entre uma pós-graduação e um MBA?

Continue lendo esse post, e descubra mais sobre essas duas formas de especialização existentes no mercado de trabalho, e como podem auxiliar na construção do sucesso de sua carreira.

O que é a Pós-Graduação?

Primeiramente, é necessário ter em mente que investir na sua formação é essencial para construção do conhecimento, e com isso a conquista de novos espaços no mercado de trabalho.

Os cursos de pós-graduação apresentam uma carga horária de maior duração, geralmente estão divididos entre 1 a 4 anos, dependendo da instituição e distribuição das disciplinas que compõem a matriz curricular. É importante compreender que esta modalidade de especialização é segmentada em duas modalidades: a stricto sensu e a lato sensu. Cada uma apresenta suas próprias definições, e como ajudam o profissional em seu processo de capacitação.

Veja Também:

A pós-graduação Stricto Sensu é caracterizada pelo viés acadêmico das profissões. Dentre os cursos que compõem essa categoria estão os mestrados acadêmicos, doutorados e pós-doutorados. É o caminho para quem deseja seguir carreiras como pesquisador, cientista e professor universitário. Já a Pós-graduação Lato Sensu envolve os cursos de especialização voltados a atuação no mercado profissional. Geralmente estes cursos são direcionados a uma área específica de atuação. É indicado para aqueles que desejam agregar um diferencial as suas experiências profissionais.

Agora que você conhece sobre os diferentes tipos de pós-graduação, o que seria um MBA?

O termo MBA deriva do inglês, que em tradução livre significa Mestre em Administração de Negócios, trata-se de um curso de formação executiva muito difundido na cultura americana. Porém, no Brasil, este tipo de especialização não equivale a um curso de mestrado, e sim a uma pós-graduação Lato Sensu, ou seja, prepara o profissional para uma determinada área específica do mercado de trabalho, ideal para quem deseja uma formação aplicada as principais situações complexas que envolvem o mundo dos negócios.

Além de tornar o currículo mais atrativo e com grandes vantagens competitivas, o MBA permite um melhor entendimento dos conteúdos vistos no período da graduação, um sólido networking, e uma maior capacitação profissional, e certamente o desenvolvimento de novas habilidades.

Algumas vantagens oferecidas pelos cursos de MBA estão envolvidas com a liderança, afinal essa competência é de extrema importância para gerir pessoas. Outra qualidade muito presente nestes cursos é o enfoque prático nos estudos, já que a aplicação é voltada ao lado prático das situações. Por fim, tem-se o desenvolvimento de um maior networking e com isso um aumento na rede de contatos.

Agora que você já entende que uma pós-graduação conta pra sua história de sucesso, aproveita e confere como estes cursos de especialização podem te ajudar a decolar em sua carreira!