Quais as vantagens de cursar Medicina Veterinária

Quais as vantagens de cursar Medicina Veterinária

Toda criança sonha ou já imaginou ser veterinária(o) para cuidar de seus animais de estimação. No entanto, o que poucas pessoas sabem, mesmo depois de adultos, é que o(a) veterinário(a) não cuida apenas de animais domésticos. Ele(a) também auxilia animais silvestres, participa de pesquisas e pode atuar em  muitas outras áreas.

No texto a seguir mostramos mais vantagens para quem pretende seguir a Medicina Veterinária e, é claro, gosta muito de bichos.

Veterinário(a) onde atuar?

São muitas as áreas de atuação do(a) veterinário(a). Além de cuidar de animais domésticos e silvestres, o(a) médico(a) veterinário(a) tem papel fundamental na agropecuária de nosso País, e pode também analisar a qualidade dos alimentos que chegam à mesa dos brasileiros.

Os profissionais de Medicina Veterinária também podem atuar como consultores(as), sanitaristas, peritos(as) criminais, professores(as) universitários(as) e pesquisadores(as) acadêmicos(as).

De acordo com informações do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), desde 2011, o Governo Federal adicionou médicos(as) veterinários(as) às categorias do Núcleo de Apoio à Saúde da Família e, por isso, trabalham junto a outros profissionais de saúde pela atenção básica à saúde nos municípios. Inclusive, desde 1998, a Medicina Veterinária é considerada da área de Saúde pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS).

CTA Banner - Medicina Veterinária

Quanto ganha um profissional de Medicina Veterinária?

O piso salarial do(a) médico(a) veterinário(a) é definido por lei como sendo seis vezes o salário mínimo vigente por uma jornada de seis horas diárias. Logo, atualmente, este valor está fixado em R$ 5.988,00. Ainda de acordo com a Lei nº 4.950-A, de 1966, se a jornada de trabalho for superior a seis horas por dia, o valor acrescentado deve ser proporcional.

No entanto, de acordo com o Banco Nacional de Empregos (BNE), a prática é bem diferente da teoria e, geralmente, um(a) veterinário(a) recém-formado(a) ganha em torno de R$ 3.524,00. A média salarial também é diferente de acordo com cada região do Brasil e com o tempo de experiência ou área de atuação.

De acordo com sites especializados, como o salario.com.br, os estados que pagam os melhores salários são São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco. Para profissionais com até dois anos de experiência, a média salarial é de R$ 1.871,45. Os com mais de oito anos na profissão é de R$ 4.568,98.

O(A) médico(a) veterinário(a) também tem uma grande variação salarial de acordo com a sua área de atuação. O(A) veterinário(a) sanitarista, por exemplo, ganha em média R$ 10. 613,00. Já o(a) pesquisador(a), ganha em torno de R$ 5.886,00.