Acesse o conteúdo

Prós e contras de prestar vestibular no meio do ano

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Prós e contras de prestar vestibular no meio do ano

Quer começar uma graduação ainda em este ano? São várias as vantagens para o candidato que decide inscrever-se no vestibular no meio do ano, como nós vamos explicar neste post. Continue a leitura!

Menor concorrência

Via de regra, os vestibulares de meio de ano geralmente são menos concorridos do que os processos seletivos realizados no verão. Isso acontece também em função do calendário escolar.

O fato de o ano letivo ainda estar na metade inviabiliza a participação de alunos que estejam concluindo o Ensino Médio. A queda na proporção candidato/vaga também flexibiliza a chamada nota de corte.

Nova oportunidade

vestibular de inverno também é uma nova oportunidade para quem não teve um bom desempenho em processos seletivos anteriores. O mesmo vale para o candidato que, por qualquer motivo, decidiu não participar da prova aplicada no início de ano.

Veja também:

Lembre-se, no entanto, que a tendência é que as questões apresentem o mesmo nível de dificuldade do vestibular de verão. Para conquistar a tão sonhada aprovação, é preciso se comprometer com os estudos. Uma dica é não deixar para revisar os conteúdos apenas às vésperas do exame.

Utilização da nota do ENEM

Em alguns casos, não é preciso nem prestar uma nova prova. Você sabia que também é possível usar a nota do Enem para entrar na faculdade? Já de algum tempo o Exame passou a ser adotado como uma alternativa ou complemento ao vestibular tradicional.

Para concorrer a uma vaga por essa modalidade, os responsáveis pelo processo seletivo cruzam o CPF do aluno com a nota do Enem e checam se ele pode ser admitido. No vestibular de inverno em Curitiba, a comissão exige que os candidatos alcancem 450 pontos nas questões de múltipla escolha e também na redação.

Agendamento da prova

Outra comodidade oferecida aos candidatos que decidirem prestar o vestibular de inverno é a possibilidade de fazer a prova mediante agendamento. Pelas opções oferecidas pela instituição, o vestibulando pode escolher a data que for mais conveniente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *