Preciso publicar artigos durante o mestrado?

Preciso publicar artigos durante o mestrado?

O mestrado é uma porta de entrada para o meio acadêmico. Você aprofunda seus conhecimentos na ciência a que se dedica, conquista novas habilidades e desenvolve seu projeto de pesquisa.

Além disso, a titulação é um diferencial no seu currículo e ajuda a conseguir melhores vagas de emprego num mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

No entanto, grande parte dos estudantes não sabe como tudo isso funciona. Neste post, a Universidade Tuiuti do Paraná explica uma das principais dúvidas dos universitários: será que eu preciso publicar artigos durante o mestrado?

Trabalhos no mestrado: o que eu preciso fazer?

As exigências para o mestrado são diferentes para cada instituição e programa de ensino. Se você quer fazer um mestrado em Educação, os requisitos não são os mesmos para quem quer fazer mestrado em Psicologia, por exemplo.

Geralmente, o aluno opta por uma linha de pesquisa relacionada ao seu objeto de estudo. Em algumas faculdades também é possível escolher o orientador do projeto; em outras, um docente será atribuído a você.

Em seguida, deve-se verificar a estrutura curricular do programa e matricular-se nas disciplinas obrigatórias e optativas. Esteja atento à quantidade de créditos exigidos, pois caso não os cumpra no período estabelecido, não será possível obter o título de mestre.

É comum que o estudante também tenha que participar de seminários e eventos do programa. Ambas são chances de ampliar seus horizontes e aprender com aqueles que já passaram por tudo isso.

Ao final do curso, espera-se a defesa da dissertação.

Como é a avaliação das disciplinas no mestrado?

Assim como na graduação, a avaliação das disciplinas no mestrado depende de cada professor. Via de regra, pede-se ao estudante a redação de trabalhos ao invés de provas.

Isso porque pressupõe-se que você já alcançou certo nível de erudição, tornando-se capaz para transformar o trabalho em matéria de um artigo acadêmico ou até mesmo capítulo de sua dissertação de mestrado.

Lembre-se que a titulação acadêmica é pensada de maneira crescente. O conteúdo aprendido na graduação é cobrado e aprofundado no mestrado, assim como este é no doutorado.

Tenha em mente essa progressão de conhecimento ao fazer sua de programa no mestrado.

Afinal, a publicação de artigos no mestrado é obrigatória?

A publicação de artigos no mestrado não é obrigatória, a menos que o programa que você escolher indique essa atividade como tal. Por isso é importante ler os editais com cuidado, tirar suas dúvidas com a instituição e conversar com seu orientador a respeito.

Todavia, talvez seja interessante escrever alguns artigos durante esse período e tentar publicá-los em revistas e periódicos, já que este pode ser um dos requisitos para o ingresso no doutorado.

Se você pretende seguir carreira acadêmica, essa é uma excelente oportunidade para já começar a praticar. Quanto mais cedo você se dedicar a esse tipo de atividade, mais preparado estará para quando o nível de dificuldade aumentar.