Acesse o conteúdo

Precisa fazer uma especialização e não sabe qual? Confira nossas dicas!

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Precisa fazer uma especialização e não sabe qual? Confira nossas dicas!

Para ser bem-sucedido em qualquer carreira, é muito importante investir em educação continuada.

A especialização que você escolhe influencia diretamente o seu futuro profissional, seja no acesso a melhores oportunidades de emprego para quem tem um diploma ou em portas se fechando por falta de qualificação.

Confira no artigo de hoje o que levar em conta antes de escolher a especialização e algumas dicas para tomar a sua decisão!

Escolha uma especialização que lhe ajude a alcançar suas metas profissionais

Ao considerar sua especialização, pense em empresas nas quais gostaria de trabalhar no futuro.

Em seguida, tente usar sites como o LinkedIn, que são voltados para a construção de redes de contatos profissionais, para saber mais sobre o histórico acadêmico de quem atua na área ou empresa que você pretende trabalhar.

Isso lhe ajudará a avaliar o que essas empresas procuram ao contratar e qual especialização seria mais útil para conquistar vagas nessas organizações no futuro.

Pesquise a demanda por especialistas na sua área

Ao considerar sua especialização, faça uma busca pelas áreas mais demandadas pelo mercado global atual. Isso lhe dará um norte em relação às competências técnicas e habilidades interpessoais necessárias para se destacar como profissional.

Também é bacana pensar se você quer morar fora depois de concluir seu curso. Algumas especializações têm disciplinas voltadas para a atuação no exterior e até incluem aulas de inglês instrumental na grade horária.

Além de elevar suas qualificações, você aproveita para ampliar as oportunidades disponíveis no setor.

Você quer ensinar ou assumir um cargo mais operacional?

Se você tem interesse em funções mais administrativas, vale a pena investir em uma especialização que priorize tópicos como liderança, gestão, planejamento e finanças. Os MBAs são a melhor alternativa para quem pretende trabalhar com negócios, operações e empreendedorismo.

Por outro lado, se você tem interesse em ensinar, o ideal é buscar especializações que dêem ênfase a diferentes modelos educacionais, regulamentações federais e estaduais, estratégias de liderança, credenciamento e monitoramento e avaliação de metas e resultados acadêmicos.

As exigências variam de acordo com o nível para o qual você pretende dar aulas. Para o ensino fundamental e médio, um diploma de licenciatura na área costuma bastar. No entanto, para ministrar cursos em faculdades e universidades, exige-se Mestrado e Doutorado.

Encontre uma especialização que lhe inspire

É importante escolher uma pós-graduação que você realmente gosta. Estudar assuntos que lhe interessam ajuda a manter a motivação ao longo do curso, inspirando soluções criativas e oportunidades inovadoras na sua carreira.

Se você ainda não tem certeza do que quer estudar, tudo bem. Continue pesquisando suas possibilidades, converse com profissionais da área e busque orientação nas faculdades. Isso ajudará a restringir suas escolhas e, eventualmente, encontrar a mais adequada para os seus projetos.

Chegou a hora de tomar a decisão

Cada tipo de especialização corresponde a uma necessidade educacional e profissional distinta. Conhecer suas alternativas é o primeiro passo para filtrá-las e encontrar aquela que lhe fará feliz.

Leia também – Diga adeus ao desemprego: faça uma pós-graduação!

Nova call-to-action

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *