Acesse o conteúdo

Posso ter um financiamento em uma pós?

Universidade Tuiuti

Universidade Tuiuti

Posso ter um financiamento em uma pós?

Muito se fala sobre financiamento estudantil para aqueles sem condições de arcar com os custos de uma graduação. Entretanto, existem poucas informações sobre a possibilidade de conseguir um financiamento para pós-graduação. É um desejo da maioria dos profissionais que querem aumentar seus conhecimentos na área de atuação, mas, infelizmente, possuem poucos recursos.

Quem já está ativo no mercado sabe que o ambiente é altamente competitivo e exigente. Portanto, existem meios de facilitar o pagamento das mensalidades de uma especialização para que todos tenham oportunidades iguais de se destacarem. 

Continue acompanhando este post e entenda como o financiamento para especializações funciona atualmente. Confira!

Financiamento bancário privado

Conseguir descontos e financiamento estudantil bancário é uma das opções. O benefício consiste em um crédito oferecido por instituições financeiras — Caixa Econômica Federal, Bradesco, Santander,  e Itaú —, destinadas apenas para estudantes. Em geral, as taxas de juros para esse tipo de crédito giram em torno de 1% a 3% ao mês.

Normalmente, não há limitações quanto à modalidade e curso para que o crédito seja liberado. A maioria dos bancos exige, apenas, que o curso seja reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação). Para solicitar, basta comparecer à alguma agência bancária de preferência e apresentar o comprovante de matrícula.

Detalhes como limite de financiamento, prazo de pagamento, quantia e valor das parcelas variam de acordo com cada banco. Em algumas instituições, é possível negociar o valor das prestações diretamente com o gerente em qualquer agência, desde que o estudante tenha uma conta no banco selecionado.

Veja Também:

Financiamento por meio do FIES

Outro meio de conseguir um financiamento para pós é com o Fundo de Financiamento Estudantil. Assim como todos os outros modelos de financiamento, esse programa é gerenciado pelo governo federal e visa facilitar o ingresso de pessoas com baixas condições financeiras à formação superior particular. 

Apesar de o programa ser bastante conhecido por auxiliar estudantes de graduação, ele também pode ser utilizado por alunos de especialização do tipo stricto sensu, ou seja, mestrado e doutorado. Para solicitar, o estudante precisa se encaixar no perfil socioeconômico exigido e ter renda bruta familiar mensal de até 3 salários mínimos por pessoa.

Com o FIES, o pagamento das mensalidades ocorre da seguinte forma: o aluno deverá pagar o valor máximo de R$150,00 a cada trimestre durante o curso — taxa referente aos juros. Concluída a pós-graduação, haverá um período de carência para que o estudante recomponha seu orçamento. Após isso, ele deverá pagar o saldo devedor, que poderá ser parcelado em até 3 vezes o período de duração do curso.

Financiamento pela instituição de ensino

Existe ainda a possibilidade de conseguir um financiamento com a própria instituição de ensino escolhida. Em uma especialização da Tuiuti, por exemplo, é possível financiar o valor da pós-graduação por meio do programa parceiro PRAVALER

Com ele, o estudante será capaz de parcelar sua capacitação sem burocracias, sem precisar de conta bancária e com rápida pré-aprovação. Trata-se de uma linha de crédito que beneficia todos os cursos da universidade, exceto os da área de Odontologia. 

As possibilidades de conseguir um financiamento para pós são inúmeras. Você só precisa analisar cada opção com cautela e escolher aquela que mais atender às suas necessidades. Com tantas facilidades, investir em sua carreira nunca foi tão descomplicado.

Gostou das nossas dicas? Saiba agora como escolher a especialização ideal para a sua carreira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *