Pós-graduação online ou presencial, o que é melhor?

Pós-graduação online ou presencial, o que é melhor?

É bom começar o comparativo tendo em mente o seguinte: o diploma universitário on-line e presencial atendem ao mesmo objetivo, que é fornecer aos alunos uma certificação educacional. Isso, no entanto, é tudo o que eles têm em comum, pois variam significativamente em estrutura, métodos de ensino, avaliação e dinâmica de acompanhamento ao aluno. Muitos alunos conseguem superar o desafio da instrução on-line e se adaptam bem ao sistema, outros nem tanto. Descubra qual melhor categoria de curso para o seu perfil.

Vantagens e desvantagens

Com base em dados do Centro Nacional de Estatística da Educação (National Center for Education Statistics), a definição de uma aula on-line é: “um processo de educação formal em que os alunos e o instrutor não estão no mesmo lugar”. Nesse sentido, todos os exames, palestras e leituras complementares das aulas são feitas pela Web.

Embora todas as faculdades e universidades ofereçam uma experiência online única, elas têm várias coisas em comum. Entender a estrutura básica dos programas on-line ajudará escolher os melhores programas de pós graduação. Veja alguns dos prós e contras das aulas à distância e tradicional.

As vantagens das aulas on-line

1. Conclusão mais rápida
  2. Estudar a qualquer momento
  3. Acesso a Universidades de outros lugares
  4. Custos potencialmente mais baixos

As desvantagens das aulas on-line

1. Pouco ou nenhuma interação presencial com professores e alunos
  2. Nem todos os principais cursos e materiais estão disponíveis on-line
  3. Necessidade de autodisciplina e responsabilidade por parte do aluno
  4. Desafio de uso da ferramenta digital de ensino

A melhor escolha depende muito de onde mora, das responsabilidades familiares que possui, se trabalha em tempo integral ou meio período e o curso que pretende fazer. Para alguns, o curso on-line parece a única opção. Para outros, o presencial parece ideal.